Sociedade Brasileira de Dermatolodia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:

Associados da SBD

Volume 85 Número 6

Caso Clínico

Dermatofitose por Tricophyton rubrum como infecção oportunista em pacientes com doença de Cushing *

Dermatophytosis caused by Tricophyton rubrum as an opportunistic infection in patients with Cushing disease

Isy Peixoto1, Gustavo Maquine2, Valeska Albuquerque Francesconi3, Fabio Francesconi4

1Médica assistente da Fundação Hospital Geral Adriano Jorge (FHAJ) – Manaus (AM), Brasil.
2Médico assistente da Fundação Hospital Geral Adriano Jorge (FHAJ) – Manaus (AM), Brasil.
3Mestre em medicina tropical pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) - Professora de dermatologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Manaus (AM), Brasil.
4Mestre em medicina tropical pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) - Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Manaus (AM), Brasil.

Received on 17.08.2009. Approved by the Advisory Board and accepted for publication on 10.03.10. * Work carried out in the Dermatology Service of the Adriano Jorge Hospital Foundation (FHAJ) - State University of Amazonas (UEA) – Manaus (AM), Brazil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Peixoto I, Maquiné G, Francesconi VA, Francesconi F.Dermatophytosis caused by Tricophyton rubrum as an opportunistic infection in patients with Cushing ‘s disease. An Bras Dermatol. 2010;85(6):888-90.

Correspondência:
Fabio Francesconi. Av prof. Nilton Lins 877, bl Barcelona apto 403. Phone: 92 3654 9125 ; 8832 5644, Fax: 92 3659 3565. email: Fabio@francesconi.med.br / fabiofrancesconi@globo.com

O dermatófito Trichophyton rubrum é um agente comum nas micoses superficiais, podendo apresentar lesões extensas pauci-inflamatórias de evolução crônica, especialmente em imunocomprometidos. O hipercortisolismo, na síndrome de Cushing, aumenta o risco de infecções, resultado do efeito imunossupressor dos glicocorticóides. Os casos relatados apresentam duas formas distintas de dermatofitose, em pacientes com doença de Cushing, causadas por Tricophyton rubrum e posterior remissão após normalização da cortisolemia.