Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 1




Voltar ao sumário

 

Educação médica continuada

Dermatoses neutrofílicas – Parte I *

Neutrophilic dermatoses - Part I


Renan Rangel Bonamigo1, Fernanda Razera2, Gislaine Silveira Olm3

1Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professor Adjunto de Dermatologia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Patologia e Chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
2Mestre em Epidemiologia pela UFRGS, Doutoranda do Programa de Patologia da UFCSPA, Preceptora do Serviço de Dermatologia da UFCSPA e dermatologista do Serviço de Dermatologia do Hospital Mãe de Deus-RS.
3Mestranda em Hepatologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e dermatologista do Serviço de Dermatologia do Hospital Mãe de Deus-RS.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 29.01.2010. * Trabalho realizado nos Serviços de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Hospital Mãe de Deus – Porto Alegre (RS), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Renan Rangel Bonamigo Rua Dr. Vale, 595 / 702 B 90560 010 Porto Alegre RS Tel/Fax: 51 30260094 30620097 bonamigorenan@ufcspa.edu.br

 

Resumo

Os autores apresentam uma revisão das dermatoses neutrofílicas que possuem grande repercussão à saúde dos pacientes: síndrome de Sweet, pioderma gangrenoso, doença de Behçet e urticária neutrofílica. São discutidos, baseados nos resultados e conclusões de estudos relevantes publicados recentemente e na experiência dos autores, os principais aspectos clínicos, as importantes alterações histopatológicas e as opções para o manejo.

Palavras-chave: PIODERMA, SÍNDROME DE BEHÇET, SÍNDROME DE SWEET, URTICÁRIA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações