Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 1




Voltar ao sumário

 

Investigação

Comparação entre questionários de qualidade de vida e sua correlação com a evolução clínica de pacientes com psoríase*

Comparison of quality of life questionnaires and their correlation with the clinical course of patients with psoriasis*


Rafael Augusto Tamasauskas Torres1, Suze Aparecida da Silva1, Renata Ferreira Magalhães2, André Moreno Morcillo3, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho4

1Acadêmico de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Bolsista Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) – Campinas (SP), Brasil.
2Professora Doutora - Médica Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP), Brasil.
3Professor Doutor - Docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP), Brasil.
4Professor Doutor - Coordenador da Disciplina de Dermatologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP), Brasil.

Recebido em 02.10.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 25.01.2010. * Trabalho realizado no: Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho Cidade Universitária Zeferino Vaz, s/n 13081-970 Campinas, SP, Brasil. E-mail: pvelho@unicamp.br

 

Resumo

FUNDAMENTO: A psoríase é uma dermatose inflamatória crônica caracterizada por lesões eritemato-descamativas que atingem extensas áreas da pele, comprometendo a qualidade de vida dos pacientes por interferir na sua vida pessoal, no relacionamento social e nas atividades diárias. O tratamento permite um bom controle, mas a impressão do paciente, quase sempre, é pouco valorizada. OBJETIVOS: Avaliar a qualidade de vida de pacientes psoriáticos, verificar se há correlação desta com melhoras clínicas e se há equivalência entre dois questionários de qualidade de vida. MÉTODOS: Foram incluídos no estudo pacientes maiores de 18 anos que estavam no início ou troca de tratamento no ambulatório de psoríase do Hospital de Clínicas da Unicamp. Eles responderam dois questionários de qualidade de vida (Psoriasis Disability Index e Dermatological Life Quality Index), até completar 180 atendimentos, para avaliar se haveria correlação entre os questionários. Receberam também um índice clínico (Índice de Área e de Severidade da Psoríase) no tempo inicial da pesquisa e nos retornos subsequentes. RESULTADOS: A pesquisa foi realizada com 138 pacientes (76 homens, idade média de 50 anos). Observou-se correlação entre os questionários aplicados e o índice clínico, mostrando que alterações clínicas se refletem na qualidade de vida, e que há equivalência entre os questionários. CONCLUSÃO: Constatou-se que a maioria dos pacientes atendidos no ambulatório tem apresentado melhora clínica e da qualidade de vida e que há equivalência entre os questionários de qualidade de vida.

Palavras-chave: DERMATOPATIAS, PSORÍASE, RESULTADO DE TRATAMENTO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações