Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 1




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Angioma em tufo e síndrome dolorosa miofascial *

Tufted angioma and myofascial pain syndrome *


Roberto Souto da Silva1, Aline Lopes Bressan2, Lívia Barbosa Nascimento3, Bernard Kawa Kac4, Luna Azulay-Abulafia5

1Mestrando em Medicina pela FCM-UERJ, Membro Ttular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
2Especialista em Clínica Médica; Graduada em Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Mestranda em Medicina pela UFF, Membro Ttular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
4Preceptor do curso de pós-graduação do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil..
5PhD em Dermatologia, Professora Adjunta em Dermatologia da UERJ, Preceptora dos cursos de pós-graduação em Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ). Prof. da Universidade Gama Filho (UGF) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 07.10.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 11.05.2010. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Roberto Souto da Silva Praia João Caetano 81 apt. 602 24210-405 Niteroi - RJ Tel: 21 2618 3021 / 8671 5671 E-mail: rs_souto@yahoo.com.br

 

Resumo

O Angioma em tufo é considerado um raro tumor vascular cutâneo adquirido. Caracteriza-se por máculas purpúrico-violáceas, dolorosas que podem evoluir para placas com pápulas angiomatosas. Tem natureza benigna, mas o envolvimento extenso é comum, gerando alteração funcional do membro afetado em caso de dor. Os autores relatam um caso de angioma em tufo associado à síndrome dolorosa miofascial, em que o elemento predisponente foi a presença deste tumor desde a infância. A dor local prejudicou a utilização da musculatura e possibilitou o surgimento da síndrome relatada. A realização de bloqueio anestésico de pontos-gatilhos no membro afetado, levou à melhora total dos sintomas.

Palavras-chave: ANESTESIA LOCAL, HEMANGIOMA, SÍNDROME DA DOR MIOFASCIAL

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações