Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 1




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Higroma cístico de face com involução após infecção local *

Involution of a cystic hygroma of the face following local infection


Bárbara Nader Vasconcelos1, Marcela Duarte Villela Benez2, Aline Lopes Bressan3, Elisa Fontenelle de Oliveira4

1Residência de clínica médica pelo Hospital Central da Policia Militar - Pós-graduação em dermatologia pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Residência de clínica médica pelo Hospital Central do Exército - Pós-graduação em dermatologia pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Residência de clínica médica pelo Hospital de Força Área do Galeão (HFAG) - Pós-graduação em dermatologia pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Professora substituta de dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE-UERJ), dermatologista do Hospital Municipal Jesus, responsável pelo ambulatório de Dermatologia Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (IDPRDA) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 10.10.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 11.05.2010. * Trabalho realizado no Hospital Municipal Jesus e Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Bárbara Nader Vasconcelos Rua Marques de Abrantes,178. Aptº 1805 Flamengo 22.230-060 Rio de Janeiro - RJ, Brasil E-mail: bnvasconcelos@gmail.com

 

Resumo

Relatamos um caso de higroma cístico na face de uma criança de quatro meses de idade. Havia história de aumento de volume congênito na hemiface direita que involuiu consideravelmente após sinais de infecção. O higroma cístico ou linfangioma é uma malformação congênita rara do sistema linfático, presente ao nascimento em 50% dos casos. Localiza-se preferencialmente na região cervical e na face. Geralmente evolui com crescimento lento e progressivo, podendo comprimir e infiltrar estruturas adjacentes. Sua regressão espontânea ocorre em apenas 6% dos casos.

Palavras-chave: BLEOMICINA, INFECÇÃO, LINFANGIOMA CÍSTICO, SISTEMA LINFÁTICO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações