Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 1




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Infecções causadas por fungos demácios e suas correlações anátomo-clinicas *

Infections caused by dematiaceous fungi and their anatomoclinical correlations


Camila de Camargo Hoffmann1, Itamara Pereira Danucalov2, Katia Sheylla Malta Purim3, Flavio Queiroz-Telles4

1Formada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná - Médica - Curitiba (PR), Brasil.
2Formada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná - Residente em Clínica Médica no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Curitiba (PR), Brasil.
3Doutorado em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná - Médica do Ambulatório de Dermatologia Do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Curitiba (PR), Brasil.
4Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo - Professor adjunto da Disciplina de Infectologia da Universidade Federal do Paraná - Curitiba (PR), Brasil.

Recebido em 15.09.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.12.10. * Trabalho realizado no Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Curitiba (PR), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Flavio de Queiroz-Telles Filho Av. General Carneiro, 181, Alto da Glória, 80060-900, Curitiba, PR, Brasil e-mail: camiladech@yahoo.com.br

 

Resumo

O gênero Exophiala é composto por fungos melanizados dimórficos, responsáveis por um espectro de doenças, incluindo feohifomicoses, micetomas, cromoblastomicoses e fungemia. A espécie E. jeanselmei é a predominante nestas infecções, seguida de E. dermatitidis. Este trabalho tem como objetivo relatar quatro casos e discutir aspectos clínicos, histológicos, micológicos e epidemiológicos para o seu diagnóstico.

Palavras-chave: FUNGOS, CROMOBLASTOMICOSE, EXOPHIALA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações