Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 81 Número S3




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Hiperceratose focal acral: relato de caso e discussão sobre as ceratodermias marginais

Focal acral hyperkeratosis: case report and discussion on marginal keratodermas


MAURÍCIO ZANINI RIBEIRO1

1Especialista em Dermatologia, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Recebido em 29.05.2003. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 06.07.2006. Trabalho realizado na Disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Fundação ABC - Santo André (SP), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Zanini M. Hiperceratose focal acral: relato de caso e discussão sobre as ceratodermias marginais. An Bras Dermatol. 2006;81(5 Supl 3):S293-6.

Correspondência:
Maurício Zanini Rua Marechal Floriano Peixoto, 245 – Sala 87 89010-500 - Blumenau – SC Tel.: (47) 3326-5326 "E-mail":drzanini@terra.com.br

 

Resumo

O autor relata um caso de hiperceratose focal acral, afecção do grupo das ceratodermias marginais caracterizada por erupção papulosa ou em placa nas bordas palmoplantares que se inicia geralmente antes dos 20 anos de idade, com predomínio na raça negra. Seu principal diagnóstico diferencial é a acroceratoelastoidose de Costa que dela se distingue apenas por não apresentar elastorrexe na histopatologia.

Palavras-chave: CERATODERMIA PALMAR E PLANTAR/DIAGNÓSTICO, CERATODERMIA PALMAR E PLANTAR/CLASSIFICAÇÃO, QUERATINA/GENÉTICA, CERATOSE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações