Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

8

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

8

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 1




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Pioderma gangrenoso - apresentação clínica de difícil diagnóstico *

Pyoderma gangrenosum – a clinical manifestation of difficult diagnosis*


Mônica Santos1, Carolina Talhari2, Renata Fernandes Rabelo3, Antonio Pedro Mendes Schettini4, Carlos Alberto Chirano5, Sinésio Talhari6

1Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias - Dermatologista da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) - Professora da disciplina de dermatologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Manaus (AM), Brasil.
2Doutorado em doenças infecciosas e parasitárias - Médica dermatologista da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) - Professora da disciplina de dermatologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Manaus (AM), Brasil.
3Residente de Dermatologia da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) – Manaus (AM), Brasil.
4Mestre em Patologia Tropical - Médico dermatologista da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM) – Manaus (AM), Brasil.
5Especialista em dermatologia pela SBD - Médico Dermatologista da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM) – Manaus (AM), Brasil.
6Doutor em Medicina - Diretor da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) – Manaus (AM), Brasil.

Recebido em 09.10.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 03.04.2010. * Trabalho realizado no Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) – Manaus (AM), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Mônica Nunes de Souza Santos Av. Djalma Batista, 1661,shopping Millennium, Torre Médica, sala 609/610 69038-040. Manaus- AM, Brasil E-mail: m.n.souza.santos@gmail.com

 

Resumo

Pioderma gangrenoso é uma dermatose cutânea ulcerativa incomum, associada a uma variedade de doenças sistêmicas, incluindo doença inflamatória intestinal, artrites, neoplasias hematológicas, hepatites e aids. A sua patogênese é desconhecida. O diagnóstico geralmente é baseado em evidências clínicas e confirmado com a exclusão das outras etiologias de lesões ulceradas cutâneas. Relatamos um caso de PG com ulcerações extensas com boa resposta ao tratamento.

Palavras-chave: DIAGNÓSTICO, PIODERMA GANGRENOSO, TRATAMENTO PRIMÁRIO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações