Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 1




Voltar ao sumário

 

Imagens em Dermatologia Tropical

Cimidíase (dermatose por percevejo): uma causa de prurigo a ser lembrada*

Bedbugs (Heteroptera, Cimicidae): an etiology of pruritus to be remembered *


Paulo Ricardo Criado1, Roberta Fachini Jardim Criado2

1Doutor em Ciências (Dermatologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ( FMUSP) - Médico da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP – São Paulo (SP), Brasil.
2Mestre em Medicina pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE). - Alergista da Disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC – São Paulo (SP), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 03.02.2010 . * Trabalho realizado na na Alergoskin Alergia e Dermatologia SS Ltda – Santo André - SP, Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Paulo Ricardo Criado Rua Carneiro Leão - 33, Vila Scarpelli 09.050-430 Santo André - SP, Brasil Celular: 11 6255 1355 e-mail: prcriado@uol.com.br

 

Resumo

Descrevemos uma doente de 19 anos que nos procurou com quadro de intenso prurido há 2 semanas e demonstrando lesões eritêmato-pápulo-urticadas mais intensamente distribuídas nos membros superiores e inferiores. A anamnese detalhada excluiu causas internas e medicamentos como uma possível causa do prurigo. Após orientações quanto a dedetização do domicílio a doente retornou no consultório após 3 semanas sem lesões cutâneas e trazendo em um pote de vidro vários percevejos coletados após a dedetização.

Palavras-chave: CIMICIDAE, PERCEVEJOS-DE-CAMA, PRURIGO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações