Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 1




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Pomada de tacrolimo 0,1% no tratamento de vitiligo: série de casos *

Tacrolimus 0,1% ointment in the treatment of vitiligo: a series of cases *


Carla Tamler1, Bruna Duque-Estrada1, Patrícia Azevedo Oliveira2, João Carlos R. Avelleira3

1Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; preceptora no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; pós-graduada pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Doutor em dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); professor associado do curso de pós-graduação do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ) e da Escola Médica de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 27.10.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 18.04.2010. * Trabalho realizado no ambulatório de fototerapia-vitiligo do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Carla Tamler Av. Gilberto Amado, 1.020/201 Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, Brazil Tel./Fax: 21 9615 7667 / 21 2484 3285

 

Resumo

O vitiligo é dermatose de difícil tratamento e de significativo impacto psicossocial. O objetivo deste estudo foi avaliar a resposta do tacrolimo 0,1% pomada no vitiligo. Dez pacientes completaram o estudo: seis com lesões nas regiões cefálica e cervical obtiveram mais de 75% de repigmentação. Nas extremidades e no tronco, os resultados variaram de bons a excelentes em 27% dos casos. A associação com outras formas de tratamento possivelmente aumentará a eficácia da terapêutica.

Palavras-chave: RESULTADO DE TRATAMENTO, TACROLIMO, VITILIGO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações