Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 2




Voltar ao sumário

 

Revisão

Manifestações cutâneas na doença renal terminal *

Cutaneous manifestations in end-stage renal disease *


Omar Lupi1, Ludimila Rezende2, Mariane Zangrando3, Marlene Sessim4, Cíntia Botelho Silveira5, Maria Anísia Silva Sepulcri2, Deilton Junior Duarte2, Priscilla Cardim6, Mário Meyer Fernandes7, Omar da Rosa Santos8

1Professor adjunto de Dermatologia, Departamento de Medicina de Especialidades, Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); professor titular e chefe do Serviço de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Estagiária do curso de pós-graduação em Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Pós-graduanda em Dermatologia no Hospital Central do Exército (HCE) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Pós-graduanda em Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
5Residente em Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC – São Paulo (SP), Brasil.
6Doutoranda (aluna de décimo período) da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
7Professor adjunto de Clínica Médica, Departamento de Medicina Geral, Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
8Professor titular de Clínica Médica, Departamento de Medicina Geral, Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 19.02.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 20.08.2010. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ) e de Clínica Médica (10ª Enfermaria), Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
Omar Lupi Rua Frei Leandro, 16, Ap. 501 – Lagoa 22470-210 Rio de Janeiro - RJ Fax: (21) 2522-6346 E-mail: omarlupi@globo.com

 

Resumo

A prevalência da doença renal crônica aumentou nos últimos anos. Os efeitos dessa doença são complexos e podem levar à disfunção de múltiplos órgãos, entre eles, a pele. A maioria dos pacientes apresenta pelo menos uma alteração dermatológica. Algumas vezes, esses sintomas podem ser o primeiro sinal evidente de doença renal. Este artigo aborda as manifestações cutâneas relacionadas a disfunção renal grave ou doença renal terminal, divididas em não específicas e específicas, revisando quadro clínico, etiopatogenia e opções terapêuticas dessas dermatoses. Seu reconhecimento e tratamento precoces diminuem a morbidade, melhorando a qualidade de vida desses doentes.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações