Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

10

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

10

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 2




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Erupção acneiforme aguda induzida por interferon beta-1b durante tratamento para esclerose múltipla *

Acute acneiform eruption induced by interferon beta-1b during treatment for multiple sclerosis *


Dário Júnior de Freitas Rosa1, Fernanda de Abreu Toledo Matias1, Sâmya Diégues Cedrim2, Ronaldo Figueiredo Machado2, Alessandra Almeida Montenegro de Sá3, Vânia Carolina Piccinini Silva4

1Médico(a); residente de dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) – Juiz de Fora (MG), Brasil.
2Médico(a); dermatologista do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) – Juiz de Fora (MG), Brasil.
3Médica; preceptora do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) – Juiz de Fora (MG), Brasil.
4Médica; coordenadora do programa de residência médica em dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) – Juiz de Fora (MG), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.04.10. * Trabalho realizado no Núcleo de Pesquisa em Dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) – Juiz de Fora (MG), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
Dário Júnior de Freitas Rosa Rua Catulo Breviglieri, s/n. Santa Catarina 36031-110 Juiz de Fora, MG, Brasil. Tel.: (32) 4009-5300 E-mail: dariojfr@hotmail.com

 

Resumo

Esclerose múltipla é uma doença inflamatória desmielinizante, com presumida origem autoimune, que afeta o sistema nervoso central. A principal modalidade terapêutica é baseada no uso de imunomoduladores, como o interferon beta, que são geralmente bem tolerados. As manifestações cutâneas secundárias ao interferon beta-1b são representadas, na maioria das vezes, por reações no local de sua aplicação subcutânea. Descrevemos o caso de uma paciente do sexo feminino que desenvolveu um quadro de erupção acneiforme pelo interferon beta-1b.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações