Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 2




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Linfangioma microcístico acral: diagnóstico diferencial em lesões verrucosas de extremidades *

Acral microcystic lymphangioma: differential diagnosis in verrucous lesions of the extremities *


Natália Braga Hortêncio Jucá1, Marília Gabriela Rocha Crisóstomo1, Luciana Maria Pereira de Oliveira2, Harley Araújo Cavalcante3, Antônio Renê Diógenes de Sousa4

1Médica residente do segundo ano do Serviço de Dermatologia do Centro de Dermatologia Dona Libânia – Fortaleza (CE), Brasil.
2Médica dermatologista com mestrado em clínica médica do Centro de Dermatologia Dona Libânia – Fortaleza (CE), Brasil.
3Membro titular especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Geral César Calls de Oliveira – Fortaleza (CE), Brasil.
4Médico dermatologista e coordenador da residência em dermatologia do Serviço de Dermatologia do Centro de Dermatologia Dona Libânia – Fortaleza (CE), Brasil.

Recebido em 20.03.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 05.05.2010. * Trabalho realizado no Centro de Dermatologia Dona Libânia (CDERM), Fortaleza-CE. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
Natália Braga Hortêncio Jucá Centro de Dermatologia Dona Libânia Rua Pedro I, 1033 - Centro 60000, Fortaleza-CE, Brasil Tel.: (85) 3101-5452 E-mail: nataliabragah@yahoo.com.br

 

Resumo

Linfangioma é uma má-formação originária da migração anormal de tecido linfático, levando a falhas na comunicação e na drenagem da linfa. Apresenta-se mais comumente como vésico-pápulas agrupadas de conteúdo translúcido na pele ou mucosas. A apresentação inicial na forma de placa verrucosa limitada a um único pododáctilo é atípica e reforça a relevância deste relato. Ainda que considerado lesão benigna, o linfangioma, a depender de sua localização e dimensão, pode apresentar dor local ou infecções recorrentes, com interferência substancial na qualidade de vida. Relatamos caso de linfangioma circunscrito a pododáctilo de surgimento tardio na idade adulta, na forma de placa verrucosa – apresentação atípica confirmada apenas após histopatológico. A excisão cirúrgica garantiu resposta estética e funcional satisfatória.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações