Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 81 Número S3




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Pioderma gangrenoso: apresentação atípica

Pyoderma gangrenosum: an atypical presentation


JULIANA CRISTINA SILVA FRAGA1, VALDILENE LOURES DE SOUZA1, RODOLFO VIEIRA VALVERDE2, ALOÍSIO GAMONAL3

1Médica Especialista em Clínica Médica e Dermatologia.
2Professor de Dermatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF - Juiz de Fora (MG), Brasil. Fellow de Dermatopatologia no Serviço do Professor Ackerman - EUA.
3Doutor em Dermatologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – São Paulo (SP) e Chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF – Juiz de Fora (MG), Brasil.

Recebido em 15.06.2005. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 27.06.2006. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - HU-UFJF - Núcleo de Pesquisa em Dermatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - Juiz de Fora (MG), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Fraga JCS, Souza VL, Valverde RV, Gamonal A. Pioderma gangrenoso: apresentação atípica. An Bras Dermatol. 2006;81(5 Supl 3):S305-8.

Correspondência:
Juliana Cristina Silva Fraga Rua Araguari, 1413 - apt 400 - Santo Agostinho 30190-111 - Belo Horizonte – MG "E-mail":julifraga@ig.com.br

 

Resumo

O pioderma gangrenoso é doença neutrofílica rara, de etiologia incerta e que se associa a doenças sistêmicas em 50% dos casos. Relata-se um caso de pioderma gangrenoso com apresentação atípica em um homem de 39 anos com psoríase associada e ótima resposta à ciclosporina. Este relato de caso aborda as diversas formas clínicas da doença, a dificuldade diagnóstica e as opções terapêuticas atualmente disponíveis.

Palavras-chave: CICLOSPORINA, PIODERMA GANGRENOSO, PSORÍASE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações