Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 2




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Penfigoide bolhoso no adulto mais jovem: relato de três casos *

Bullous pemphigoid in younger adults: three case reports


Roberta Richter Zanella1, Tamar Alencar Xavier1, Antônio José Tebcherani2, Valéria Aoki3, Ana Paula Galli Sanchez4

1Pós-graduação - Médica Especializanda em Dermatologia do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos – Guarulhos (SP), Brasil.
2Mestre em Anatomia Patológica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Médico Patologista do Serviço de Dermatologia do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos – Guarulhos (SP), Brasil.
3Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) - Professora Doutora do Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC – FMUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
4Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) - Médica Assistente do Serviço de Dermatologia do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos – Guarulhos (SP), Brasil.

Recebido em 11.02.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 28.03.2010. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos – Guarulhos (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
Roberta Richter Zanella Av. Borges Lagoa 710, apto 71, Vila Clementino, CEP 04038-001 São Paulo-SP E-mail: rrzkrz@yahoo.com.br

 

Resumo

O penfigoide bolhoso é uma dermatose bolhosa autoimune subepidérmica, mais comumente observada na população idosa (acima dos 70 anos). Autoanticorpos são formados contra antígenos específicos da zona de membrana basal: BP180 e BP230 (proteínas do hemidesmossomo). Apresentamos três casos de penfigoide bolhoso, em adultos com menos de 50 anos de idade, destacando as peculiaridades clínicas na faixa etária mais jovem.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações