Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 2




Voltar ao sumário

 

Imagens em Dermatologia Tropical

Doença de Jorge Lobo de localização labial exclusiva *

Jorge Lobo’s disease with restricted labial presentation


Mario Fernando Ribeiro de Miranda1, Deborah Aben-Athar Unger2, Arival Cardoso de Brito3, Fernando Augusto Ribeiro Carneiro4

1Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); especialista em Dermatopatologia pela UEMS/ICDP; professor adjunto de Dermatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA); responsável pelo Laboratório de Dermatopatologia do Serviço de Dermatologia do ICS-UFPA – Belém (PA), Brasil.
2Mestre em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará (UFPA); especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); professora adjunta de Dermatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém (PA), Brasil.
3Doutor e livre-docente em Dermatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA); especialista em Dermatologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA); professor do Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais (Instituto de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará - UFPA); professor do Programa de Pós-Graduação em Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém (PA), Brasil.
4Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); dermatologista em clínica privada – Belém (PA), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 22.02.2010 . * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará e em clínica particular. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
Mario Fernando Ribeiro de Miranda Av. Nazaré, 1.033 – Ap. 701 – Nazaré 66040-145 Belém – PA Tel.: 91 9985-4886 E-mail: mariomir@globo.com

 

Resumo

Doença de Jorge Lobo (DJL) é infecção granulomatosa cutânea crônica produzida pelo fungo Lacazia loboi, cujas lesões mais típicas têm aspecto queloidiano, com localizações preferenciais em membros e orelhas. As lesões restringem-se à pele, havendo apenas uma referência, do conhecimento dos autores, à localização em semimucosa labial. Apresenta-se caso de doença de Jorge Lobo em paciente masculino, com lesão papulonodular no vermelhão do lábio superior, à esquerda, de dez anos de evolução, exitosamente submetida a tratamento cirúrgico, sem recidiva após oito anos.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações