Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

8

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

8

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 2




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Aumento da incidência de carcinoma basocelular em hospital universitário: 1999 a 2009 *

Increase in the incidence of basal cell carcinoma in a university hospital between 1999 and 2009


Juliano Vilaverde Schmitt1, Valquíria Pessoa Chinem2, Mariângela Esther Alencar Marques3, Hélio Amante Miot4

1Especialista - médico dermatologista – Mestrando pelo departamento de patologia cirúrgica da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (FMB – UNESP). Preceptor do serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba – Curitiba (PR), Brasil.
2Especialista - médica dermatologista – Mestre pelo departamento de patologia cirúrgica da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (FMB – UNESP) – Botucatu (SP), Brasil.
3Professora Doutora - Professora do departamento de patologia cirúrgica da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (FMB – UNESP) – Botucatu (SP), Brasil.
4Professor Doutor - Professor adjunto do departamento de dermatologia e radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (FMB – UNESP) – Botucatu (SP), Brasil.

Recebido em 21.01.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 22.01.10. * Trabalho realizado no Departamento de dermatologia da faculdade de medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (FMB – UNESP) – Botucatu (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
Juliano Vilaverde Schmitt Rua Estados Unidos, 1454 / 1202 82510-050 Curitiba/PR E-mail: julivs@gmail.com

 

Resumo

A incidência do carcinoma basocelular vem aumentando em todos os países. Realizou-se estudo ecológico de 5169 laudos de carcinoma basocelular, da FMB-Unesp, entre janeiro/1999 e dezembro/2009. O incremento médio da incidência para o período foi de 90,6%, projetando-se um diagnóstico para cada 15 pacientes encaminhados à dermatologia. Tal tendência se manteve, mesmo quando indexada pelo número de laudos histopatológicos, movimento hospitalar, atendimentos da dermatologia e população de Botucatu.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações