Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 2




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Linfonodo sentinela em melanoma: experiência inicial de um centro do nordeste brasileiro *

Sentinel lymph node biopsy in cases of skin melanoma: initial experiences at a center in northeastern Brazil


Rafael Bandeira Lages1, Sabas Carlos Vieira2, Benedita Andrade Leal de Abreu3, Ilanna Naianny Leal Rodrigues4, Lina Gomes dos Santos5, Natália Monteiro Cordeiro1

1Acadêmico de medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Piauí (PI), Brasil.
2Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Cirurgião oncológico. Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Piauí (PI), Brasil.
3Doutora pela Universidade de São Paulo. - Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Diretora clínica do Centro Bionuclear de Diagnóstico (CBD) – Piauí (PI), Brasil.
4Acadêmica de medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Piauí (PI), Brasil.
5Doutoranda e Mestre em Ciências da Saúde Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Patologista do Hospital São Marcos (HSM) – Piauí (PI), Brasil.

Recebido em 29.01.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 22.03.2010. * Trabalho realizado no Centro Bionuclear de Diagnóstico (CBD), Hospital São Marcos (HSM) e Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Piauí (PI), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
Dr. Sabas Carlos Vieira Rua Félix Pacheco 2159, Sala 305 - Centro/Sul - 64001-160 Teresina - PI E-mail: sabas.vieira@uol.com.br / rafaelblages@gmail.com

 

Resumo

A incidência do melanoma cutâneo é crescente em todo o mundo. A presença de metástases em linfonodos é o mais importante fator prognóstico, sendo que a probabilidade de envolvimento linfonodal é maior nas lesões de maior espessura, ocorrendo em 20% dos pacientes com Breslow, de 1 a 4mm. A pesquisa do linfonodo sentinela já é padrão em melanoma e representou um avanço no tratamento da doença, por evitar linfonodectomias radicais desnecessárias, diminuindo a morbidade do tratamento. Apresentamos uma série de casos de pesquisa de linfonodo sentinela em pacientes com melanoma, em Teresina-Piauí, nos anos de 2008 e 2009.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações