Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 2




Voltar ao sumário

 

Educação médica continuada

Dermatoses neutrofílicas – Parte II *

Neutrophilic dermatoses – Part II *


Fernanda Razera1, Gislaine Silveira Olm2, Renan Rangel Bonamigo3

1Mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); doutoranda do Programa de Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); preceptora do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); dermatologista do Serviço de Dermatologia do Hospital Mãe de Deus – Porto Alegre (RS), Brasil.
2Mestranda em Hepatologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); dermatologista do Serviço de Dermatologia do Hospital Mãe de Deus – Porto Alegre (RS), Brasil.
3Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); professor adjunto de Dermatologia; professor do Programa de Pós-Graduação em Patologia e chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); vice-diretor do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 07.5.2010. * Trabalho realizado nos Serviços de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Hospital Mãe de Deus – Porto Alegre (RS), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
Fernanda Razera Rua General Couto de Magalhães, 1.876/303 Bairro São João 90540-130 Porto Alegre - RS E-mail: ferazera@gmail.com

 

Resumo

Neste artigo são abordadas as dermatoses neutrofílicas, complementando o artigo anterior (parte I). São apresentadas e comentadas as seguintes dermatoses: pustulose subcórnea de Sneddon-Wilkinson, dermatite crural pustulosa e atrófica, pustulose exantemática generalizada aguda, acrodermatite contínua de Hallopeau, pustulose palmoplantar, acropustulose infantil, bacteride pustular de Andrews e foliculite pustulosa eosinofílica. Uma breve revisão das dermatoses neutrofílicas em pacientes pediátricos também é realizada.

Palavras-chave: DERMATOPATIAS, INFILTRAÇÃO DE NEUTRÓFILOS, PEDIATRIA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações