Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 2




Voltar ao sumário

 

Síndrome em Questão

Você conhece esta síndrome? *


Mônica Santos1, Renata Rabelo2, Virgínia Vilasboas2, Lisiane Nogueira2, Carolina Talhari1, Sinésio Talhari3

1Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias - Médica Dermatologista da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM); Professora de dermatologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Amazonas (AM), Brasil.
2Médica - Residente de Dermatologia da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) – Manaus (AM), Brasil.
3Doutorado em dermatologia - Diretor-presidente da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) – Manaus (AM), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 08.04.2010. * Trabalho realizado na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) – Manaus (AM), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
Mônica Nunes de Souza Santos Av. Djalma Batista, 1061, sala 610, chapada. 69050-010. Manaus-Am E-mail: m.n.souza.santos@gmail.com

 

Resumo

A síndrome de Barraquer-Simons, também denominada lipodistrofia parcial progressiva ou lipodistrofia céfalo-torácica, caracteriza-se por perda progressiva do tecido celular subcutâneo, em direção crânio-caudal, de modo simétrico, iniciando na face e envolvendo progressivamente o tronco, membros superiores e inferiores, até as coxas. Nesse trabalho, relata-se o caso de paciente, com síndrome de Barraquer-Simons, sem associação com comorbidades sistêmicas.

Palavras-chave: DIAGNÓSTICO, EXAME FÍSICO, LIPODISTROFIA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações