Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

10

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

10

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 3




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Úlceras de pernas e anticorpos anticardiolipinas

Leg ulcers and anticardiolipin antibodies


Thelma Larocca Skare1

1Doutora. Prof.ª Titular da Disciplina de Reumatologia do Curso de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná - Curitiba (PR) – Brasil.

Recebido em 16.09.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 11.05.10. Trabalho realizado no Serviço de Reumatologia e de Cirurgia Vascular do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (PR) – Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Rua João Alencar Guimarães - 796 Casa Bairro: Santa Quitéria 80.310-420 Curitiba – PR, Brasil Tel.: 41 9984-4144 (Alt.) tskare@onda.com.br

 

Resumo

Fenômenos pró-trombóticos são descritos em úlceras de perna de diferentes etiologias. Neste trabalho, procurou-se verificar a prevalência de anticorpos anticardiolipina nestes pacientes. Para isso, estudaram- se 151 pacientes com úlcera de pernas e 150 controles, sendo obtidos dados clínicos e títulos de anticorpos anticardiolipina. Os anticorpos anticardiolipina foram detectados em 7,2% do grupo úlcera e 1,3% do grupo controle (p=0.01), todavia, as características clínicas não foram diferentes nos pacientes com e sem anticorpos anticardiolipina.

Palavras-chave: Anticorpos anticardiolipina, Insuficiência venosa, Pé diabético

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações