Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 3




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Neurofibroma subungueal solitário: relato de um caso inédito no sexo masculino *

Solitary subungual neurofibroma: a previously unreported finding in a male patient *


Dionne de Almeida Stolarczuk1, Ana Luiza Furtado da Silva1, Fernanda da Marca Filgueiras1, Maria de Fátima Guimarães Scotelaro Alves2, Solange Cardoso Maciel Costa Silva3

1Pós-graduação em Dermatologia no Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE - UERJ) - Especializanda do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Doutorado – Professora-adjunta de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Doutorado - Coordenadora da disciplina de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 13.12.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 20.06.10. * Trabalho realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Suporte financeiro: Nenhum Conlito de interesse: Nenhum

Correspondência:
Dionne Stolarczuk Av. General Felicíssimo Cardoso, 835/2007 - Bloco 2 Barra da Tijuca 22631-360 Rio de Janeiro (RJ) – Brasil E-mail: docsto@hotmail.com

 

Resumo

Neurofibroma é uma proliferação hamartomatosa de origem neuromesenquimal. Pode ser encontrado associado à neurofibromatose ou como tumor solitário, sendo sua apresentação subungueal solitária bastante rara. É mais frequente em pacientes do sexo feminino e a cirurgia é o tratamento de escolha. Relata-se um caso de um paciente masculino, com lesão tumoral subungueal no pododáctilo, cuja biópsia e imuno-histoquímica foram compatíveis com neurofibroma. Até a presente data, menos de dez casos sobre neurofibromas subungueais sem associação com doença de Von Recklinhausen foram documentados, sendo este o primeiro caso relatado no Brasil e o único no sexo masculino no mundo.

Palavras-chave: DOENÇAS RARAS, NEOPLASIAS DE TECIDO NERVOSO, NEUROFIBROMA, TUMORES FIBROSOS SOLITÁRIOS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações