Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 3




Voltar ao sumário

 

Dermatopatologia

Metástase cutânea rara de provável carcinoma basaloide de cólon simulando granuloma piogênico*

Rare cutaneous metastasis from a probable basaloid carcinoma of the colon mimicking pyogenic granuloma *


Gustavo Costa Verardino1, Roberto Souto da Silva2, Daniel Lago Obadia3, Alexandre Carlos Gripp4, Maria de Fátima Guimarães Scotelaro Alves5

1Médico - Pós graduando em Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Dermatologista; Prof°. substituto do Hospital Universitário Pedro Ernesto - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
3Dermatologista; Prof°. substituto do Hospital Universitário Pedro Ernesto - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Mestre em Dermatologia - Profº. auxiliar de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
5Doutora em Dermatologia - Prof.ª adjunta de Dermatologia e responsável pelo setor de Dermatopatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 02.06.2010. * Trabalho realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ – Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Gustavo Costa Verardino Rua São Clemente, 262, apto 703, bloco 2 - Botafogo. CEP: 22260-000 Rio de Janeiro – RJ e-mail: gustavo_verardino@hotmail.com

 

Resumo

As acrometástases, principalmente para as mãos, são incomuns e representam cerca de 0,007-0,2% de todas as lesões metastáticas. O pulmão é o sítio de origem mais comum, colaborando com 40-50% dos casos relatados na literatura. Os rins e mamas são outras localizações também relacionadas a neoplasias que metastatizam para as mãos, além de, mais raramente, trato gastrointestinal, outros tumores sistêmicos e sarcomas. Seu diagnóstico precoce é difícil, pois pode ser assintomático, se assemelhar a tenossinovite, artrite, paroníquia, granuloma piogênico ou infecção local. No presente relato, os autores apresentam paciente com diagnóstico de acrometástase, em ambos os quartos quirodáctilos, oriunda de carcinoma basaloide de canal anal, com pobre resposta à radioterapia.

Palavras-chave: GRANULOMA PIOGÊNICO, METÁSTASE NEOPLÁSICA, NEOPLASIAS COLORRETAIS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações