Sociedade Brasileira de Dermatolodia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:

Associados da SBD

Volume 86 Número 4

Revisão

Investigação de infecção tuberculosa latente em pacientes com psoríase candidatos ao uso de drogas imunobiológicas

Investigation of latent tuberculosis infection in patients with psoriasis who are candidate for receiving immunobiological drugs

Emerson Vasconcelos de Andrade Lima1, Mariana de Andrade Lima2, Ângela Duarte3, Cláudia Marques4, Gil Benard5, Virgínia Lorena6, Yara Gomes7

1Doutor pela Universidade de São Paulo; coordenador do Ambulatório de Pesquisa em Psoríase e Artrite Psoriática – Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) – Recife (PE), Brasil.
2Coordenadora do Ambulatório de Pesquisa em Psoríase e Artrite Psoriática – Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) – Recife (PE), Brasil
3Professora titular de Reumatologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife (PE), Brasil.
4Doutora em saúde pública pelo Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães; tutora da Faculdade de Medicina do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) – Recife (PE), Brasil.
5Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp); chefe do departamento de imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) – São Paulo (SP), Brasil.
6Doutora em Ciências – Fiocruz; pesquisadora do Instituto de Pesquisa Aggeu Magalhães – Recife (PE), Brasil
7Doutora em Ciências – Fiocruz; chefe do Instituto de Pesquisa Aggeu Magalhães – Recife (PE), Brasil.

Recebido em 24.03.2010. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 07.10.2010. * Trabalho realizado na Santa Casa de Misericórdia de Recife – Recife (PE), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Lima EA, Lima MA, Duarte A, Marques C, Benard G, Lorena V, Gomes Y. Investigação de infecção tuberculosa latente em pacientes com psoriase candidatos ao uso de drogas imunobiologicas. An Bras Dermatol. 2011;86(4):716-24.

Correspondência:
Emerson Vasconcelos de Andrade Lima Praça Professor Fleming, 35/1.201 – Jaqueira 52050-180 Recife - PE E-mail: emersonderma@terra.com.br

O uso dos inibidores do fator de necrose tumoral no tratamento de pacientes com psoríase vem sendo relacionado a uma maior incidência de tuberculose, particularmente, nas suas formas extrapulmonar e disseminada. Apesar de sua indiscutível eficácia, essas drogas elevam o risco da reativação de infecção tuberculosa latente (ITBL), tornando obrigatório o diagnóstico da referida condição antes da sua administração. A investigação da infecção tuberculosa latente pelo teste cutâneo da tuberculina é falha, dada sua baixa especificidade, além de apresentar resultados duvidosos em pacientes com psoríase. Ensaios baseados na detecção da produção de interferon-gama in vitro por células monoclonais periféricas, estimuladas por antígenos específicos (Esat-6 e CFP-10), parecem oferecer maior acurácia quando comparados ao teste de Mantoux na identificação de infecção tuberculosa latente. Essa ferra- menta diagnóstica tem oferecido maior especificidade, já que não apresenta correlação com medidas indiretas de exposição ao M. tuberculosis, como a vacinação por BCG, e com infecções por outras micobactérias.

Palavras-chave: FATOR DE NECROSE TUMORAL ALFA, TUBERCULOSE, PSORÍASE