Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 4




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Efeitos colaterais cutâneos de quimioterapia com taxanos. O ponto de vista do dermatologista

Cutaneous adverse reactions to chemotherapy with taxanes. The dermatologist''''s point of view


Aline Donati1, Luiz Guilherme Martins Castro2

1Médica dermatologista do Serviço de Check-up do Laboratório Fleury (Fleury Medicina e Saúde) – São Paulo (SP), Brasil.
2Doutor em Medicina – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) - Responsável pelo Setor de Dermatologia do Laboratório Fleury (Fleury Medicina e Saúde) – Diretor-clínico da Oncoderma Oncologia Cutânea – São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 22.12.2009. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 11.07.2010. * Trabalho realizado na Oncoderma Oncologia Cutânea – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Donati A, Castro LG. Efeitos colaterais cutâneos de quimioterapia com taxanos. O ponto de vista do dermatologista. An Bras Dermatol. 2011;86(4):755-8.

Correspondência:
Luiz Guilherme Martins Castro Rua Mato Grosso, 306 - Conjunto 604, Higienópolis 05011-001 São Paulo (SP) - Brasil E-mail: lgmc@dermaclinica.com.br

 

Resumo

Taxanos são drogas quimioterápicas cada vez mais utilizadas no tratamento adjuvante de um grande número de cânceres, principalmente câncer de mama e de pulmão. Os efeitos colaterais não cutâneos mais importantes e limitantes do uso destas drogas são neutropenia e mucosite. Os efeitos colaterais cutäneos, além de muito frequente, interfere de forma importante na qualidade de vida dos doentes. Não existem tratamentos totalmente eficazes, mas algumas orientações podem diminuir os sintomas e prevenir recidivas em novas sessões de quimioterapia.

Palavras-chave: ERUPÇÃO POR DROGA, PACLITAXEL, QUIMIOTERAPIA, TAXÓIDES, TOXICIDADES POR DROGAS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações