Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

5

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

5

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número S1




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Líquen escleroso e atrófico acral: relato de caso


Fernanda de Oliveira Viana1, Luíza Helena dos Santos Cavaleiro1, Deborah Aben Athar Unger2, Mario Fernando Ribeiro de Miranda3, Arival Cardoso de Brito4

1Médica residente do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém (PA), Brasil.
2Mestra em doenças tropicais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - Professora adjunta de Dermatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém (PA), Brasil.
3Especialista em Dermatopatologia pelo International Committee for Dermatopathology (ICDP) e pela Union Européenne des Médecins Spécialistes (UEMS). Especialista em Dermatologia pela SBD - Professor adjunto de Dermatologia da Universidade Federal do Para (UFPA). Responsável pelo laboratório de dermatopatologia do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém (PA), Brasil.
4Doutor e livre-docente em Dermatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais Instituto de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará UFPA - Professor do Programa de Pós-Graduação em Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém (PA), Brasil.

Recebido em 28.12.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 14.02.2011. * Trabalho realizado no: Serviço de dermatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém (PA), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Viana FO, Cavaleiro LHS, Unger DAA, Miranda MFR, Brito AC. Líquen escleroso e atrófico acral: relato de caso. An Bras Dermatol. 2011;86 (4 Supl 1):S82-4.

Correspondência:
Fernanda de Oliveira Viana Rua Tibúrcio Cavalcante – 2777 – Apt. 702 60125 101 Fortaleza CE E-mail: nandinhaviana@hotmail.com

 

Resumo

O líquen escleroso e atrófico é uma doença crônica da pele e mucosas, que, usualmente, afeta a área genital de mulheres. Poucos casos de líquen escleroso e atrófico, confinados nos pés e/ou mãos, têm sido relatados. Relatamos um caso de líquen escleroso e atrófico envolvendo as extremidades e,posteriormente, a área perigenital.

Palavras-chave: ESCLEROSE, LÍQUEN ESCLEROSO E ATRÓFICO, PÉ

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações