Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número S1




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Lipoenxertia autóloga no tratamento da atrofia hemifacial progressiva (síndrome de Parry-Romberg): relato de caso e revisão da literatura


Júlio César Garcia de Alencar1, Sarah Hanna de Carvalho Andrade1, Salustiano Gomes de Pinho Pessoa2, Iana Silva Dias3

1Estudante de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FMUFC) – Fortaleza (CE), Brasil.
2Professor Mestre Assistente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FMUFC) - Regente do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Walter Cantidio – Universidade Federal do Ceará (HUWC - UFC) – Fortaleza (CE), Brasil.
3Residente de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Walter Cantidio – Universidade Federal do Ceará (HUWC – UFC) – Fortaleza (CE), Brasil.

Recebido em 01.09.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 13.10.2010. * Trabalho realizado no Hospital Universitário Walter Cantídio – Universidade Federal do Ceará (HUWC – UFC) – Fortaleza (CE), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Alencar JCG, Andrade SHC, Pessoa SGP, Dias IS. Lipoenxertia autóloga no tratamento da atrofia hemifacial progressiva (síndrome de Parry-Romberg): relato de caso e revisão da literatura. An Bras Dermatol. 2011;86(4 Supl 1):S85-8.

Correspondência:
Júlio César Garcia de Alencar Avenida Mozart Pinheiro de Lucena, 2464 Antonio Bezerra 60353020 Fortaleza CE E-mail: julioalencar.cdl@gmail.com

 

Resumo

A Síndrome de Parry-Romberg, também conhecida como atrofia hemifacial progressiva, é uma doença rara caracterizada por lenta e progressiva atrofia de hemiface. O tratamento ofertado para a síndrome, geralmente, visa melhorar o aspecto estético. Os enxertos gordurosos, as injeções de silicone ou as próteses de acrílico são alternativas sugeridas para correção da atrofia facial. Atualmente, a técnica recomendada para correção da atrofia facial é cirurgia dermatológica cosmética com lipoenxertia autóloga. O objetivo deste estudo é relatar um caso de SPR e demonstrar que a cirurgia dermatológica pode aliviar danos sérios à anatomia do paciente, a partir da discussão dos aspectos terapêuticos da síndrome, com ênfase na lipoenxertia autóloga.

Palavras-chave: HEMIATROFIA FACIAL, LIPODISTROFIA, TRANSPLANTES, TRANSPLANTE HOMÓLOGO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações