Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número S1




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Paniculite pancreática como a primeira manifestação de doença visceral - Relato de caso


Fernanda Homem de Mello de Souza1, Elisa Beatriz Dalledone Siqueira2, Lismary Mesquita3, Lincoln Zambaldi Fabricio4, Felipe Francisco Tuon5

1Médica dermatologista. Hospital Universitário Evangélico de Curitiba da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR) – Curitiba (PR), Brasil.
2Residente do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR) – Curitiba (PR), Brasil.
3Dermatopatologista do Departamento de Dermatologia do Hospital de Caridade Santa Casa de Misericórdia de Curitiba – Curitiba (PR), Brasil.
4Médico dermatologista - Médico chefe do Departamento de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR) – Curitiba (PR), Brasil.
5Médico Infectologista - Médico do departamento de infectologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR) – Curitiba (PR), Brasil

Recebido em 15.02.2011. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 26.04.2011. * Trabalho realizado no: Hospital Universitário Evangélico de Curitiba da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR) – Curitiba (PR), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Souza FHM, Siqueira EBD, Mesquita L, Fabricio LZ, Tuon FF. Paniculite pancreática como a primeira manifestação de doença visceral - Relato de caso. An Bras Dermatol. 2011; 86(4 Supl 1): S125-8.

Correspondência:
Fernanda Homem de Mello de Souza R Dr Manoel Pedro, 315 ap 201 80035-030 Cabral Curitiba-PR E-mail: nandahms@gmail.com

 

Resumo

A paniculite pancreática, condição patológica rara, acomete 2-3% dos pacientes com doença do pâncreas. Em 40% dos casos, precede manifestações de doença pancreática. Relata-se caso de paciente feminina, 71 anos, surgimento há 1 mês de nódulos eritematosos nas pernas que evoluíram para ulceração e saída de conteúdo amarelado. Sem sintomas abdominais. A biópsia revelou macrófagos vacuolizados e necrose gordurosa representada por áreas anfofílicas, de material amorfo. Exame laboratorial e TAC demonstraram pancreatite crônica. Presume-se que a liberação de enzimas pancreáticas, tais como a tripsina, pode aumentar a permeabilidade da microcirculação e, então, a lípase e a amilase causariam a necrose de gordura subcutânea observada nas lesões. Na histologia, observam-se "células fantasmas" e paniculite septal de início e posteriormente lobular. O tratamento direciona-se a resolução da doença base.

Palavras-chave: PÂNCREAS, PANICULITE, TECIDO ADIPOSO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações