Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número S1




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Psoríase eritrodérmica refratária em criança com excelente resposta ao etanercepte

Refractory erythrodermic psoriasis in a child with an excellent outcome by using etanercept


Naiara Abreu de Azevedo Fraga1, Maria de Fátima Paim2, Ivonise Follador3, Andréia Nogueira Ramos1, Vitória Regina Pedreira de Almeida Rêgo4

1Médica - Residente de Dermatologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador (BA), Brasil.
2Doutora em Medicina e Saúde - Preceptora do serviço de Dermatologia Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador (BA), Brasil.
3Doutora em Medicina e Saúde - Chefe da residência em Dermatologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador (BA), Brasil.
4Mestre em Medicina e Saúde - Chefe do serviço de Dermatologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador (BA), Brasil.

Recebido em 06.02.2011. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 11.04.2011. * Trabalho realizado no: Serviço de Dermatologia do Ambulatório Magalhães Neto do Complexo Universitário Professor Edgar Santos - Universidade Federal da Bahia (HUPES – UFBA) – Salvador (BA), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Fraga NA, Paim MF, Follador I, Ramos NA, Rêgo VRPA. Psoríase eritrodérmica refratária em criança com excelente resposta ao etanercepte. An Bras Dermatol. 2011;86(4 Supl 1):S144-7.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Naiara Abreu de Azevedo Fraga Rua Manoel Barreto, 401 Ed. Fonte da Graça – Apt. 301 - Graça 40150 360 Salvador – BA E-mail: naiarafraga@yahoo.com.br

 

Resumo

A psoríase acomete 0,12% a 0,71% da população infantil, sendo que a forma eritrodérmica, grave e rara, ocorre em menos de 1,5% dos casos. Os antagonistas do Fator de Necrose Tumoral-a (TNF- a) constituem nova classe de drogas,utilizada para tratamento da psoríase grave a moderada, refratária às terapias convencionais. O Etanercepte é uma proteína de fusão do receptor do TNF-a, aprovada pelo Food and Drug Administration para tratamento da artrite reumatoide juvenil no grupo infantil. Apresentamos um caso de criança com 7 anos de idade, com psoríase em placa desde 8 meses de vida, que evoluiu para eritrodermia refratária a ciclosporina e metotrexato, com excelente resposta ao etanercepte, sem feitos adversos.

Palavras-chave: CRIANÇA, PSORÍASE, TERAPÊUTICA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações