Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

8

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

8

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número S1




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Retalho de Karapandzic e retalho de Bernard-Burrow-Webster na reconstrução do lábio inferior

Karapandzic flap and Bernard-Burrow-Webster flap for reconstruction of the lower lip


Ana Brinca1, Pedro Andrade1, Ricardo Vieira2, Américo Figueiredo3

1Médico (a) Interna de Dermatologia – Serviço de Dermatologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra – Coimbra, Portugal
2Especialista em Dermatovenereologia - Assistente Hospitalar de Dermatologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra – Coimbra, Portugal.
3Professor Doutor - Diretor de Serviço de Dermatologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra – Coimbra, Portugal.

Recebido em 18.07.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 12.10.2010. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra – Coimbra, Portugal. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Brinca A, Andrade P, Vieira R, Figueiredo A. Retalho de Karapandzic e retalho de Bernard-Burrow-Webster na reconstrução do lábio inferior. An Bras Dermatol. 2011;86(4 Supl 1):S156-9.

Correspondência:
Recebido em 18.07.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 12.10.2010. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra – Coimbra, Portugal. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None

 

Resumo

O carcinoma de células escamosas é a neoplasia maligna mais frequente dos lábios, e em cerca de 90% dos casos, localiza-se no lábio inferior, por causa da maior exposição cumulativa à radiação ultravioleta. Os autores apresentam duas técnicas cirúrgicas para a reconstrução de grandes defeitos do lábio inferior, resultantes da excisão cirúrgica tumoral, exemplificando-as e comparando-as através de dois casos clínicos.

Palavras-chave: CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS, NEOPLASIAS LABIAIS, RETALHOS CIRÚRGICOS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações