Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número S1




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Síndrome de Sweet e policondrite recidivante reveladores de síndrome mielodisplásica

Sweet''''s Syndrome and relapsing polychondritis signal myelodysplastic syndrome


Filipa da Encarnação Roque Diamantino1, Pedro Manuel Oliveira da Cunha Raimundo2, Ana Isabel Pina Clemente Fidalgo3

1Doutora - Residente em Dermatovenerologia do Hospital de Santo António dos Capuchos - Centro Hospitalar de Lisboa Central – Lisboa, Portugal.
2Residente em Medicina Interna do Hospital de São José - Centro Hospitalar de Lisboa Central – Lisboa, Portugal.
3Médico – Especializando do Serviço de Dermatologia do Hospital de Santo António dos Capuchos - Centro Hospitalar de Lisboa Central – Lisboa, Portugal.

Recebido em 22.11.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 22.12.2010. * Trabalho realizado no Departamento de Dermatovenerologia do Hospital de Santo António dos Capuchos - Centro Hospitalar de Lisboa Central – Lisboa, Portugal. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo/How to cite this article: Diamantino F, Raimundo P, Fidalgo A. Síndrome de Sweet e policondrite recidivante reveladores de síndrome mielodisplásica . An Bras Dermatol. 2011;86(4 Supl 1):S173-7.

Correspondência:
MAILING ADDRESS / ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Filipa da Encarnação Roque Diamantino Serviço de Dermatologia Hospital de Santo António dos Capuchos Alameda Santo António dos Capuchos 1150 - 314 Lisboa - Portugal E-mail: filipadiamantino@hotmail.com

 

Resumo

Certas dermatoses, pertencentes ao grupo das síndromes paraneoplásicas mucocutâneas, podem ser o prenúncio de uma neoplasia previamente não conhecida. Tanto a síndrome de Sweet como a policondrite recidivante incluem-se neste grupo. A síndrome de Sweet e a PR são raramente encontradas em um mesmo paciente. A presença de policondrite recidivante e síndrome de Sweet em um mesmo paciente tem se revelado mais frequente em pacientes com neoplasias associadas, sobretudo hematológicas.Relata-se o caso de paciente do sexo masculino, 79 anos, com síndrome de Sweet e policondrite recidivante, em quem, subsequentemente, foi diagnosticada uma síndrome mielodisplásica.

Palavras-chave: POLICONDRITE RECIDIVANTE, SÍNDROME DE SWEET, SÍNDROMES PARANEOPLÁSICAS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações