Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número S1




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Adenomatose erosiva do mamilo


Mayara Schulze Cosechen1, Adma Silva de Lima Wojcik2, Flávio Meingast Piva3, Betina Werner4, Sérgio Zuneda Serafini5

1Acadêmica de Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.
2Médica-residente em Dermatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC – UFPR) – Curitiba (PR), Brasil
3Médico-residente em Patologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC – UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.
4Especialista em Dermatopatologia pela Sociedade Internacional de Dermatopatologia – Mestre em Clínica Cirúrgica, com área de concentração em Dermatopatologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Professora e dermatopatologista voluntária dos Serviços de Anatomia Patológica e Dermatologia e da disciplina de Anatomia Patológica e Dermatologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.
5Professor-adjunto do Serviço de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.

Recebido em 15.04.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 22.11.2010. * Trabalho realizado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC – UFPR) – Curitiba (PR), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Cosechen MS, Lima-Wojcik AS, Piva FM, Werner B, Serafini SZ. Adenomatose erosiva do mamilo. An Bras Dermatol. 2011;86(4 Supl 1):S17-20.

Correspondência:
Mayara Schulze Cosechen Rua Francisco Juglair, 410 - Apartamento 101 Mossunguê 81200 230 Curitiba PR Brasil E-mail: mayarasc@gmail.com adma_lima@ibest.com.br / dermatologia@ufpr.br

 

Resumo

A adenomatose erosiva do mamilo é uma complexa proliferação benigna mamária que pode ser confundida com neoplasias malignas da mama. A apresentação típica cursa com descarga mamária, eritema, erosão e formação de crostas. O processo é geralmente assintomático e de instalação insidiosa. A adenomatose erosiva do mamilo pode ser confundida com condições benignas, como a dermatite de contato, psoríase e infecções, mas seu principal diagnóstico diferencial é a Doença de Paget. O tratamento é cirúrgico e o prognóstico, excelente.

Palavras-chave: ADENOMA, DOENÇAS MAMÁRIAS, HISTOLOGIA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações