Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 4




Voltar ao sumário

 

Investigação

Experiência de um ano de modelo de programa de prevenção contínua do melanoma na cidade de Jaú-SP, Brasil *

One year experience of a model for melanoma continuous prevention in the city of Jaú (São Paulo), Brazil


Ana Gabriela Salvio1, Ary Assumpção Júnior2, José Getúlio Martins Segalla3, Beatriz Lhanos Panfilo4, Helen Renata Nicolini5

1Doutora em Patologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) - Dermatologista do Departamento de Tumores da Pele do Hospital Amaral Carvalho de Jaú (HAC) – Jaú (SP), Brasil.
2Médico cirurgião-plástico do Departamento de Tumores da Pele do Hospital Amaral Carvalho de Jaú (HAC) – Jaú (SP), Brasil.
3Mestre em Biotecnologia Médica pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) - Chefe do Departamento de Oncologia Clínica do Hospital Amaral Carvalho de Jaú (HAC) e diretor de ensino e pesquisa da Universidade Corporativa Amaral Carvalho (UCAC) – Jaú (SP), Brasil.
4Enfermeira do Departamento de Tumores da Pele do Hospital Amaral Carvalho de Jaú (HAC) – Jaú (SP), Brasil.
5Auxiliar de Enfermagem do Departamento de Tumores da Pele do Hospital Amaral Carvalho de Jaú (HAC) – Jaú (SP), Brasil.

Recebido em 20.05.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.09.10. * Trabalho realizado no Hospital Amaral Carvalho de Jaú (HAC) – Jaú (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte financeiro / Financial funding: Hospital Amaral Carvalho (HAC) – São Paulo How to cite this article/Como citar este artigo: Salvio AG, Assumpção Júnior A, Segalla JGM, Panfilo BL, Nicolini HR, Didone R. Experiência de um ano de modelo de programa de prevenção contínua do melanoma na cidade de Jaú-SP. An Bras Dermatol. 2011;86(4):669-74.

Correspondência:
Ana Gabriela Sálvio Hospital Amaral Carvalho Departamento de Tumores da Pele Rua Dona Silvéria, 150 Chácara Braz Miraglia 17210-080 Jaú (SP) - Brasil E-mail: gasalvio@hotmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTO: A incidência do melanoma aumentou nos últimos anos mais rapidamente do que qualquer outro câncer. Embora represente apenas 4% dos cânceres de pele, é o responsável por 60% das mortes por esta neoplasia. Isto torna o melanoma um problema de saúde pública.
OBJETIVOS: O presente estudo propôs o desenvolvimento de um Programa Contínuo de Prevenção do Melanoma, por meio da realização da prevenção primária e do diagnóstico precoce desta neoplasia.
MÉTODOS: Foi tomada como piloto uma cidade de aproximadamente 130.000 habitantes. Uma equipe de enfermagem esteve presente por cerca de 30 dias em cada um dos 13 postos de saúde da cidade de Jaú (SP), realizando orientações quanto ao autoexame da pele, fotoproteção e sinais precoces do melanoma. O paciente com lesão suspeita era encaminhado imediatamente ao hospital de referência para dermatoscopia e triagem médica, sendo exci- sada quando suspeita.
RESULTADOS: Foram diagnosticados 4 casos de melanoma em fase inicial e 3 nevos displásicos. Dos entrevistados, 74% trabalham expostos ao sol, variando de meio período ao completo, e mais de 60% nunca fizeram uso de filtro solar.
CONCLUSÃO: Este modelo de programa de prevenção é inédito, exclusivo e demonstrou ser eficaz na prevenção e diagnóstico precoce do melanoma em uma cidade de 130.000 habitantes do Estado de São Paulo. Com esclarecimento à população e orientação à equipe de saúde, realiza-se uma rápida triagem e identificam-se lesões suspeitas de melanoma para que, com o diagnóstico em suas fases iniciais, o paciente apresente melhor prognóstico.

Palavras-chave: DIAGNÓSTICO PRECOCE, MELANOMA, PREVENÇÃO DE DOENÇAS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações