Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 5




Voltar ao sumário

 

Artigo de revisão

Conhecimento das propriedades físicas e da interação do laser com os tecidos biológicos na odontologia

Knowledge of the physical properties and interaction of laser with biological tissue in dentistry


Thiago Maciel Cavalcanti1, Renata Quirino de Almeida-Barros1, Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catão2, Ana Patrícia Aguiar Feitosa3, Ruthinéia Diógenes Alves Uchôa Lins4

1Cirurgião(ã)-dentista; mestrando(a) em odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campina Grande (PB), Brasil.
2Doutora em odontologia (laser na odontologia) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); professora doutora do programa de pós-graduação em odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campina Grande (PB), Brasil.
3Médica; graduada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); médica do Programa Saúde da Família – Aroeiras (PB), Brasil.
4Doutora em patologia oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); professora adjunta da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campina Grande (PB), Brasil.

Recebido em 04.10.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 27.12.2010. * Trabalho realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campina Grande (PB), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: nenhum. Como citar este artigo: Cavalcanti TM, Almeida-Barros RQ, Catão MHCV, Feitosa APA, Lins RDAU. Conhecimento das propriedades físicas e da interação do laser com os tecidos biológicos na odontologia. An Bras Dermatol. 2011;86(5):955-60.

Correspondência:
Thiago Maciel Cavalcanti Rua Abel Costa, 463 Bairro Universitário 58429-050 Campina Grande, PB Fone: (83) 3333-3111 E-mail: thiagomaciel_cg@hotmail.com

 

Resumo

A tendência da odontologia é a incorporação de métodos menos invasivos com a finalidade de minimizar a dor e o desconforto durante e após as intervenções odontológicas. Por isso, acredita-se que a laserterapia seja uma excelente opção de tratamento, já que apresenta efeitos benéficos para os tecidos irradiados, como ativação da microcirculação, produção de novos capilares, efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, além de estímulo ao crescimento e à regeneração celular. O entendimento da interação entre os lasers e os tecidos baseia-se principalmente no entendimento das reações que podem ser induzidas nesses tecidos pela luz laser. Este trabalho se propõe a mostrar a relevância do conhecimento das propriedades físicas do laser, bem como sua interação com os tecidos biológicos, considerando que os efeitos e os mecanismos de ação da luz laser são complexos e alvos de inúmeras pesquisas com vistas a um melhor delineamento de suas formas de aplicação e indicações.

Palavras-chave: LASERS, ODONTOLOGIA, PROPRIEDADES FÍSICAS, TECIDOS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações