Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 5




Voltar ao sumário

 

Imagens em Dermatologia Tropical

Tungíase disseminada

Disseminated tungiasis*


Andrelou Fralete Ayres Vallarelli 1, Elemir Macedo de Souza2

1Doutor; consultório privado – São Paulo (SP), Brasil.
2Professor-assistente e livre-docente da disciplina de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM -Unicamp) - São Paulo (SP), Brasil

Recebido em 22.02.2010. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 31.08.2010 . * Trabalho realizado na disciplina de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Vallarelli AFA, Souza EM. Tungíase disseminada. An Bras Dermatol. 2011;86(5):1027-8.

Correspondência:
Andrelou Fralete Ayres Vallarelli Av. Barão de Itapura, 950 - Conjunto 44, Botafogo 13020-431 Campinas - SP Telefax: (19) 3234-2404 / 3201-6558 / 9790-8050 E-mail: andrelou@uol.com.bR

 

Resumo

A tungíase é uma infestação zooantropofílica causada pela Tunga penetrans. É endêmica na América Latina e no Caribe. Ocorre, principalmente, em comunidades carentes e sem saneamento básico e em indivíduos que visitam áreas contaminadas. O local mais comum de penetração do ectoparasita é a região periungueal dos pés. Os autores mostram a ocorrência de uma forma disseminada num habitante da zona rural.

Palavras-chave: DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS, ECTOPARASITOSES, SIFONÁPTEROS, SANEAMENTO BÁSICO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações