Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 6




Voltar ao sumário

 

Revisão

Imunopatogênese da psoríase: revisando conceitos*

Reviewing concepts in the immunopathogenesis of psoriasis*


Emerson de Andrade Lima1, Mariana de Andrade Lima2

1Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Coordenador do Ambulatório de Pesquisa em Psoríase e Artrite Psoriásica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco; Professor da Pós-graduação em Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia do Recife – Recife (PE), Brasil.
2Coordenadora do Ambulatório de Pesquisa em Psoríase e Artrite Psoriásica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) – Recife (PE), Brasil.

Recebido em 28.06.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 08.02.2011. * Trabalho realizado na Santa Casa de Misericórdia do Recife – Recife (PE), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: nenhum Como citar este artigo: Lima EA, Lima MA. Imunopatogênese da psoríase: revisando conceitos. An Bras Dermatol. 2011;86(6):1151-8.

Correspondência:
Emerson de Andrade Lima Praça Fleming, 35 Jaqueira CEP 52050.180 - Recife - PE E-mail: emersonderma@terra.com.br

 

Resumo

O conhecimento sobre a fisiopatogenia da psoríase possibilitou o desenvolvimento de ferramentas terapêuticas que visam ao bloqueio do seu gatilho imunológico. Paralelamente, citocinas como o TNF têm sido reconhecidas como integrantes da etiopatogenia da psoríase e comorbidades a ela relacionadas. Estudos genéticos e epidemiológicos contribuíram efetivamente para as conclusões a que se tem chegado atualmente sobre esta complexa patologia.

Palavras-chave: ANTÍGENOS CD4, CÉLULAS TH1, FATOR GÊNICO 3 ESTIMULADO POR INTERFERON, SUBUNIDADE ALFA, FATOR DE NECROSE TUMORAL ALFA, INTERLEUCINA-4, PSORÍASE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações