Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 6




Voltar ao sumário

 

Revisão

O Sistema do Hormônio de Crescimento: interações com a pele*

Growth Hormone System: skin interactions*


Guilherme Póvoa1, Lucia Martins Diniz2

1Doutor – Professor-associado – Endocrinologia - Departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde - Universidade Federal do Espírito Santo (CCS - UFES) – Vitória (ES), Brasil.
2Doutora – Professora-adjunta - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Vitória (ES), Brasil.

Recebido em 14.12.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 09.02.2011. * Trabalho realizado no Centro de Ciências da Saúde - Universidade Federal do Espírito Santo (CCS - UFES) – Vitória (ES), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Póvoa G, Diniz LM. O Sistema do Hormônio de Crescimento: interações com a pele. An Bras Dermatol. 2011;86(6):1159-65.

Correspondência:
Guilherme Póvoa Rua Eurico Aguiar, 888 - Sala 906. Santa Lúcia CEP 29055-280 Vitória - ES E-mail: gbpovoa@bol.com.br

 

Resumo

O artigo descreve o Sistema do Hormônio de Crescimento (GH), enfatizando suas possíveis ações nas células da epiderme, nas estruturas da derme e na cicatrização de feridas cutâneas. Para tanto, fez-se uma revisão dos conhecimentos sobre o hormônio do crescimento, seu receptor, a proteína carreadora deste hormônio e demais proteínas envolvidas no mecanismo que o GH utiliza para a sua manifestação nos tecidos cutâneos.

Palavras-chave: ADENOMA HIPOFISÁRIO SECRETOR DE HORMÔNIO DO CRESCIMENTO, DERME, EPIDERME, FATOR DE CRESCIMENTO INSULIN-LIKE I, PROTEÍNAS DE LIGAÇÃO A FATOR DE CRESCIMENTO INSULIN-LIKE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações