Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

26

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

26

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 6




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Oxigenoterapia hiperbárica como tratamento adjuvante do pioderma gangrenoso*

Hyperbaric oxygen therapy as an adjuvant treatment for pyoderma gangrenosum*


Wilson Albieri Vieira1, Luisa Raizer Barbosa2, Ligia Marcio Mario Martin3

1Doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) - Médico Chefe do Departamento de Medicina Hiperbárica da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Londrina (ISCAL) - Médico pós graduando do departamento de radioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – São Paulo (SP), Brasil. Médico do departamento de Medicina Hiperbárica do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)
2Médica - Residente de dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL) – Londrina (PR), Brasil.
3Mestrado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Professor Assistente de Dermatologia do departamento de Clínica médica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina (PR), Brasil.

Recebido em 27.05.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 11.07.11. * Trabalho realizado no Departamento de Medicina Hiperbárica da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Londrina (ISCAL); Departamento de Dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL) – Londrina (PR), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Vieira WA, Barbosa LR, Martin LM. Oxigenoterapia hiperbárica como tratamento adjuvante do pioderma gangrenoso. An Bras Dermatol. 2011;86(6):1193-6

Correspondência:
Wilson Albieri Vieira Rua Espírito Santo, 523 - Centro CEP: 86010510 - Londrina-PR Tel: (43) 33731777 E-mail: wilson.vieira@usp.br

 

Resumo

O pioderma gangrenoso é uma dermatose neutrofílica, rara da pele e do tecido subcutâneo, caracterizada por um processo necrosante progressivo e doloroso. A conduta no Pioderma gangrenoso requer, com frequência, o uso de drogas sistêmicas, tais como: corticoides, sulfonas e imunossupressoras, seja de maneira isolada, seja em combinação. Muitos relatos, na literatura, documentam o tratamento com êxito do Pioderma gangrenoso, com a oxigenoterapia hiperbárica. No nosso caso, uma jovem com lesões extensas e muito dolorosas, o tratamento com oxigenoterapia hiperbárica associado ao corticoide e imunossupressor promoveu cicatrização, com excelente resultado, com fechamento rápido da lesão e diminuição do desconforto.

Palavras-chave: DERMATOPATIAS VESICULOBOLHOSAS, OXIGENAÇÃO HIPERBÁRICA, PIODERMA GANGRENOSO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações