Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

8

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

8

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 6




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Porocarcinoma - Relato de caso*

Porocarcinoma - Case report*


Fabiana Dutra Uchôa Cursino1, Lucíola Teixeira1, Emerson de Andrade Lima2, Mariana de Andrade Lima1, Silvia Costa Carvalho Rodrigues3, Daniela Takano4

1Médica dermatologista da Santa Casa de Misericórdia do Recife e Centro de Estudos Dermatológicos do Recife (CEDER) – Recife (PE), Brasil.
2Doutor em dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) - Coordenador do Ambulatório de cirurgia dermatológica e cosmiatria da Santa Casa de Misericórdia de Recife; Centro de Estudos Dermatológicos do Recife (CEDER) – Recife (PE), Brasil
3Chefe do Centro de Estudos Dermatológicos do Recife (CEDER) – Recife (PE), Brasil.
4Mestranda em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Coordenadora do Departamento de Dermatopatologia da Santa Casa de Misericórdia de Recife. Centro de Estudos Dermatológicos do Recife (CEDER) – Recife (PE), Brasil.

Recebido em 28.03.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 24.09.2010. * Trabalho realizado no serviço de dermatologia do Centro de Estudos Dermatológicos do Recife (CEDER) e na Santa Casa de Misericórdia do Recife – Recife (PE), Brasil. Suporte financeiro: Nenhum Conlito de interesse: Nenhum Como citar este artigo: Cursino FDU, Teixeira L, Lima EA, Lima MA, Rodrigues SCC, Takano D. Porocarcinoma - Relato de caso. An Bras Dermatol. 2011;86(6):1201-4.

Correspondência:
Emerson de Andrade Lima Praça Professor Fleming, 35/ 1201 - Jaqueira CEP 52.050.180 - Recife-PE Telefone: (81) 32313088/ (81) 30453600 Fax: (81) 37271919 E-mail: emersonderma@terra.com.br

 

Resumo

O porocarcinoma écrino é uma neoplasia maligna, rara, das glândulas sudoríparas écrinas e, com maior frequência, acomete os indivíduos idosos, com idade média de 67,5 anos. Apresenta manifestações clínicas variadas e sua localização não se correlaciona com a concentração das glândulas sudoríparas, ocorrendo, principalmente, nos pés e pernas. O seu diagnóstico e tratamento devem ser precoces para evitar a agressividade do tumor, que ocorre em 20% dos casos. Os autores relatam o caso de um porocarcinoma extenso no tórax, em paciente do sexo masculino, de 71 anos.

Palavras-chave: ACROSPIROMA, CARCINOMA, GLÂNDULAS ÉCRINAS, NEOPLASIAS DAS GLÂNDULAS SUDORÍPARAS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações