Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 6




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Streptococcus galactie como agente etiológico de Doença Sexualmente Transmissível*

Streptococcus galactie involved in the etiology of Sexually Transmitted Diseases


Marcos Noronha Frey1, Ana Elisa Empinotti Ioppi2, Renan Rangel Bonamigo3, Guilherme Pinheiro Prado4

1Médico Dermatologista graduado pela Fundação Faculdade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (FFFCMPA)
2Médico (a) – Especializando (a) em dermatologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil
3Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professor de Dermatologia e do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil.
4Acadêmico de medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil.

Recebido em 16.07.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 13.09.2010. * Trabalho realizado no Centro de Saúde Santa Marta (CSSM); Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Frey MN, Bonamigo RR, Ioppi AEE, Prado GP. Streptococcus agalactie como agente etiológico de Doença Sexualmente Transmissível. An Bras Dermatol. 2011;86(6):1205-7.

Correspondência:
Marcos Noronha Frey Avenida Itajaí 110/202 - Petrópolis CEP 90470-140 - Porto Alegre-RS E-mail: marcos.frey@gmail.com

 

Resumo

O Streptococcus agalactie é um importante micro-organismo causador de doenças em gestantes, neonatos, idosos (maiores de 65 anos de idade), e portadores de doenças crônicas debilitantes, sendo um patógeno incomum em pacientes que não se enquadrem nestas faixas etárias ou perfil clínico (1-5), e, raramente, é descrito como agente causador de doenças sexualmente transmissíveis. Descrevemos o caso de um adulto jovem hígido de 19 anos, apresentando lesões ulceradas genitais e oral, assim como corrimento uretral e ocular, sugestivas de terem sido causadas pelo Streptococcus agalactie, e adquiridas através do contato sexual (doenças sexualmente transmissíveis).

Palavras-chave: DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, STREPTOCOCCUS AGALACTIAE, URETRITE, ÚLCERA CUTÂNEA, ÚLCERAS ORAIS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações