Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 86 Número 6




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Nódulos reumatoides: avaliação comparativa da resposta terapêutica com triancinolona e fluoruracil intralesional*

Rheumatoid nodules: evaluation of the therapeutic response to intralesional fluorouracil and triamcinolone*


Michelle dos Santos Diniz1, Luiz Maurício Costa Almeida2, Jackson Machado-Pinto3, Marcos Felipe Fonseca Alves4, Maria Carolina Barbosa Alvares5

1Mestre em Saúde Pública; residente de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte – Belo Horizonte (MG), Brasil.
2Dermatologista; ex-Fellow na University of Colorado; preceptor da residência médica de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte; mestrando em Medicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (IEP) – Belo Horizonte (MG), Brasil.
3Médico dermatologista; doutor em Medicina; mestre em Dermatologia; ex-Fellow da University of Colorado; chefe da residência médica em Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) – Belo Horizonte (MG), Brasil.
4Médico dermatologista em consultório particular – Belo Horizonte (MG), Brasil.
5Médica ultrassonografista preceptora da residência médica de Radiologia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte – Belo Horizonte (MG), Brasil.

Recebido em 12.04.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 17.11.2011. * Trabalho realizado na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte – Belo Horizonte (MG), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Diniz MS, Almeida LMC, Pinto JM, Fonseca Alves MF, Alvares MCB. Nódulos reumatoides: avaliação comparativa da resposta terapêutica com triancinolona e fluoracil intralesional. An Bras Dermatol. 2011;86(6):1236-8.

Correspondência:
Michelle dos Santos Diniz Rua Padre Rolim 769, Salas 1002/1003. Santa Efigênia, CEP: 30130090 - Belo Horizonte, Minas Gerais E-mail: michellesdmi@yahoo.com.br

 

Resumo

Os nódulos reumatoides correspondem à manifestação extra-articular mais comum da artrite reumatoide, ocorrendo em cerca de 20-25% dos pacientes. A etiologia é desconhecida. Apesar de os nódulos poderem apresentar remissão espontânea durante o tratamento, eles, em geral, representam um desafio terapêutico. Apresenta-se um caso no qual se avaliou a resposta dos nódulos reumatoides por meio de ultrassonografia após infiltração de triancinolona e 5-fluoruracil.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações