Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

27

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

27

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 1




Voltar ao sumário

 

Investigação

Avaliação do conhecimento quanto à prevenção do câncer de pele e sua relação com os hábitos da exposição solar e fotoproteção em praticantes de academia de ginástica do sul de Santa Catarina, Brasil*

Assessment of knowledge of skin cancer prevention and its relation with sun exposure and photo protection amongst gym academy members on the south of Santa Catarina, Brazil *


Mariana Rocha Fabris1, Edson Souza Machado Durães1, Beatriz Castellar de Faria Martignago2, Luiz Felipe de Oliveira Blanco3, Thiago Rocha Fabris4

1Estudante do curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) – Criciúma (SC), Brasil.
2Mestre pelo programa de pós-graduação em Ciências Médicas: Pediatria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); médica dermatologista; professora do curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) – Criciúma (SC), Brasil.
3Médico dermatologista; professor de Dermatologia do curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) – Criciúma (SC), Brasil.
4Mestre pelo programa de pós-graduação em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); coordenador e professor do curso de Economia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) – Criciúma (SC), Brasil.

Recebido em 22.04.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 17.01.11. * Trabalho realizado na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) – Criciúma (SC), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Fabris MR, Durães ESM, Martignago BCF, Blanco LFO, Fabris TR. Avaliação do conhecimento quanto à prevenção do câncer de pele e sua relação com os hábitos da exposição solar e fotoproteção em praticantes de academia de ginástica do sul de Santa Catarina, Brasil. An Bras Dermatol. 2012;87(1):36-43.

Correspondência:
Mariana Rocha Fabris Rua Pedro Manoel Apolinário, 140, Santa Bárbara 88804-350 Criciúma, SC E-mail: marirfabris@hotmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: O câncer da pele é a neoplasia de maior incidência em várias partes do mundo e também no Brasil. Há evidências de aumento da morbidade e mortalidade por câncer da pele. Embora a incidência do câncer da pele esteja aumentando, há estimativas de que em todo o mundo 45% dos cânceres passíveis de prevenção sejam cutâneos. Diversos estudos têm enfatizado a necessidade de campanhas de incentivo à fotoproteção.
OBJETIVO: Avaliar o conhecimento quanto à prevenção do câncer da pele e relacioná-lo com os hábitos da exposição solar e fotoproteção em praticantes de academias de ginástica.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal, descritivo e quantitativo durante o ano de 2009, incluindo praticantes de academias de ginástica em Criciúma, SC, por meio de um questionário autoaplicável. A análise descritiva das frequências absolutas e relativas das variáveis em estudo.
RESULTADOS: Dos 317 entrevistados, 62% eram do sexo feminino. Prevaleceram os fototipos III e II, e a média de idade foi de 27,6 anos. 94,3% dos entrevistados referiram já ter ouvido falar sobre os riscos da exposição solar, sendo o câncer da pele o mais citado (80,8%). A maior parte das pessoas confirmou o uso de alguma medida de fotoproteção, sendo a maioria delas mulheres.
CONCLUSÃO: A população estudada, assim como em outras regiões do Brasil e do mundo, tem noção dos riscos da exposição solar excessiva e das medidas preventivas para o câncer da pele, porém ainda não inseriu em seus hábitos as medidas de fotoproteção de forma adequada.

Palavras-chave: LUZ SOLAR, NEOPLASIAS CUTÂNEAS, PELE, PROTETORES DE RAIOS SOLARES, RADIAÇÃO SOLAR, RAIOS ULTRAVIOLETA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações