Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

6

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 1




Voltar ao sumário

 

Investigação

Estradiol tópico não interfere na expressão da enzima metaloproteinase-1 em células da pele fotoexposta*

Topical estradiol does not interfere with the expression of the metalloproteinase-1 enzyme in photo exposed skin cells


Luciana Neder1, Sebastião Freitas de Medeiros2

1Professora assistente de Dermatologia e Clínica Médica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Cuiabá (MT), Brasil.
2Doutor; professor adjunto de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Cuiabá (MT), Brasil.

Recebido em 21.11.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 03.12.10. * Trabalho realizado no Hospital Universitário Julio Muller (HUJM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Cuiabá (MT), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Neder L, de Medeiros SF. Estradiol tópico não interfere na expressão da enzima metaloproteinase-1 em células da pele fotoexposta. An Bras Dermatol. 2012;87(1):70-5.

Correspondência:
Sebastião Freitas de Medeiros Rua Almirante Henrique Pinheiro Guedes, 195 Duque de Caxias 78043-306 Cuiabá, MT Fone: (55 65) 3322-2017 Fax: (55 65) 3623-0071 E-mail: de.medeiros@terra.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Na pós-menopausa, ocorre rápida destruição do colágeno dérmico, com consequente envelhecimento acelerado da pele, que se expressa com atrofia cutânea, aumento do número e da profundidade das rugas e flacidez. Esse catabolismo acelerado do colágeno ocorre por deficiência estrogênica e aumento na síntese da enzima metaloproteinase-1, que degrada o colágeno dérmico.
OBJETIVOS: Avaliar se o uso de estradiol tópico a 0,05% em creme na pele fotoexposta pode inibir a expressão da enzima metaloproteinase-1 na derme e, consequentemente, a perda acelerada do colágeno em mulheres na pós-menopausa.
MÉTODOS: Foram incluídas 40 mulheres na pós-menopausa sem terapia de reposição hormonal. Informações sobre hábitos de vida, perfil lipídico, níveis glicêmicos, hormônios tireoidianos, mamografia, colpocitologia oncótica e ultrassom transvaginal foram obtidas para excluir doenças associadas. Biópsia de pele da região pré-auricular direita foi realizada antes e após tratamento com estradiol tópico a 0,05% por 30 dias. Os espécimes de biópsia foram submetidos à reação imunoistoquímica para identificar a expressão da enzima metaloproteinase-1.
RESULTADOS: Não foi observada diferença estatisticamente significativa na expressão da enzima metaloproteinase-1 em queratinócitos, células endoteliais e fibroblastos da pele antes e após tratamento com estradiol tópico por 30 dias.
CONCLUSÃO: O tratamento com creme contendo estradiol a 0,05% em pele fotoexposta por 30 dias não inibe a produção da enzima metaloproteinase-1.

Palavras-chave: ENVELHECIMENTO DA PELE, ESTRADIOL, MENOPAUSA, METALOPROTEINASES

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações