Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

27

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

27

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 1




Voltar ao sumário

 

Investigação

Fatores de risco para sífilis, em mulheres jovens, atendidas pelo programa de saúde da família em Vitória (ES), Brasil*

Risk factors for syphilis in young women attending a family health program in Vitória, Brazil *


Angélica Espinosa Miranda1, Nínive Camilo Figueiredo2, Valdir Monteiro Pinto3, Kimberly Page4, Sinésio Talhari5

1Pós-doutorado - Professor na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Vitória (ES), Brasil.
2Mestrado em Doenças Infecciosas - Medica da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Vitória – Vitória (ES), Brasil.
3Mestrado em Saúde Publica - Gerente da Unidade de DST do Departamento de DST/Aids e hepatites virais – Brasília (DF), Brasil.
4Pós-Doutorado. Professor of Department of Epidemiology and Biostatistics, University of California, San Francisco (UCSF) – California, United States of America.
5Doutorado em Dermatologia - Diretor Presidente da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) – Manaus (AM), Brasil.

Recebido em 29.10.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.12.2010. * Trabalho realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Vitória (ES), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: AIDS International Training in Research Program (Fogarty International Center) D43W00003 e ICOHRTA Brazil Scientist Program (Fogarty International Center) D43TW005799. Como citar este artigo: Miranda AE, Figueiredo NC, Pinto VM, Page K, Talhari S. Fatores de risco para sífilis, em mulheres jovens, atendidas pelo programa de saúde da família em Vitória (ES), Brasil. An Bras Dermatol. 2012; 87(1):76-83.

Correspondência:
Angélica Espinosa Miranda Av. Marechal Campos, 1468. Maruípe. CEP: 29040-091 - Vitoria - ES E-mail: espinosa@ndi.ufes.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A prevalência elevada de DST entre as mulheres indica a necessidade de implementação de abordagem, de detecção de casos e de prevenção de novos agravos.
OBJETIVO: descrever a frequência dos fatores de risco para sífilis e as percepções de risco sexual, em mulheres jovens, na cidade de Vitória, ES.
MÉTODOS: Estudo populacional, em corte-transversal, por amostragem, realizado em Vitória. Foram realizadas entrevista e pesquisa de VDRL e MHA-TP em amostra de sangue.
RESULTADOS: Entre as 904 mulheres elegíveis (18-29 anos) selecionadas pelo Programa de Saúde da Família (PSF), 11 foram diagnosticadas com sífilis sendo a prevalência de 1,2% (IC95% 0,5-1,9). A mediana de idade foi de 23 anos (distância interquartil de 20-26 anos); 65,7% das participantes alcançavam o ensino médio ou superior e 85,4% moravam com a família ou com o parceiro sexual. Fatores associados com a sífilis: menor nível educacional (<=oito anos de estudo) [Odds ratio ajustado (Ora) =4,3 (IC95% 1,01-17,99)]; ter tido mais de um parceiro na vida [ORa=6,50 (IC95% 1,37-30,82)] e história prévia de DST [ORa=10,3 (IC95% 2,37-44,33)]. Dois terços (67,7%) das mulheres entrevistadas relataram não achar fácil dizer ao parceiro que não fará sexo sem preservativo, 52,3% consideram difícil usar preservativo em todos os intercursos sexuais e 36,2% acham que não há o que fazer, se o parceiro recusar usar preservativo.
CONCLUSÕES: A utilização do PSF como porta de entrada para a realização do VDRL, na rotina de atendimento, pode contribuir para diminuir a vulnerabilidade destas mulheres e ajudar no controle da sífilis congênita.

Palavras-chave: DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, FATORES DE RISCO, INFECÇÕES POR TREPONEMA, PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA, SAÚDE DA MULHER, SIFÍLIS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações