Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 1




Voltar ao sumário

 

Artigo de revisão

Queilite actínica e carcinoma espinocelular do lábio: aspectos clínicos, histopatológicos e imunogenéticos*

Actinic cheilitis and squamous cell carcinoma of the lip: clinical, histopathological and immunogenetic aspects *


Renata Aparecida Martinez Antunes Ribeiro Vieira1, Eliana Maria Minicucci2, Mariangela Esther Alencar Marques3, Silvio Alencar Marques4

1Mestre em Patologia – Cirurgiã-dentista - Colaboradora do Ambulatório de Estomatologia do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – São Paulo (SP), Brasil.
2Doutora em Bases Gerais da Cirurgia – Cirurgiã-dentista responsável pelo Ambulatório de Estomatologia do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – São Paulo (SP), Brasil.
3Professora livre-docente em Patologia - Professora do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – São Paulo (SP), Brasil.
4Professor livre-docente - Chefe do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 13.10.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 23.02.2011. * Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: nenhum Como citar este artigo: Ribeiro-Vieira RAMA, Minicucci EM, Marques MEA, Marques SA. Queilite actínica e carcinoma espinocelular do lábio: aspectos clínicos, histopatológicos e imunogenéticos. An Bras Dermatol. 2012;87(1):105-14.

Correspondência:
Silvio Alencar Marques Departamento de Dermatologia e Radioterapia Faculdade de Medicina de Botucatu Distrito de Rubião Júnior - s/n CEP: 18618-970 Botucatu - São Paulo E-mail: smarques@fmb.unesp.br

 

Resumo

Queilite actínica é a principal lesão pré-neoplásica do lábio. O carcinoma espinocelular do lábio é incluído nas estatísticas brasileiras junto com os cânceres de boca e, em conjunto, somam 40% dos cânceres de cabeça e pescoço. Há certo desconhecimento médico e odontológico em geral quanto aos fatores relacionados à carcinogênese e à progressão de tumores de boca. Genes de supressão tumoral e proteínas regulatórias de proliferação celular exercem papel na evolução da queilite actínica para carcinoma espinocelular e no comportamento biológico deste. O conhecimento de marcadores de diagnóstico e prognóstico e sua investigação têm utilidade no acompanhamento de tais pacientes.

Palavras-chave: CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS, CICLINA D1

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações