Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 1




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Psoríase, linfoma e etanercepte: existe correlação?*

Psoriasis, lymphoma and etanercept: is there a correlation?


Ludmilla Queirós Miranda1, Aline Lopes Bressan2, Fernanda Valente da Silva Rehfeldt3, Bárbara Nader Vasconcelos4, Alexandre Carlos Gripp5

1Pós graduanda do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Pós-graduação em Dermatologia. Médica auxiliar da enfermaria e ambulatório de imunobiológico do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Residente do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Especialista em Dermatologia. Médica auxiliar dos ambulatórios de imunobiológico e cosmiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
5Mestre em Dermatologia. Professor assistente de Dermatologia e responsável pela enfermaria de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 24.03.2011. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 07.05.2011. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. ´ Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Miranda LQ, Bressan AL, Rehfeldt FVS, Nader BV, Gripp AC. Psoríase, linfoma e etanercepte: existe correlação? An Bras Dermatol. 2012;87(1):139-141.

Correspondência:
Ludmilla Queirós Miranda Av. 28 de setembro,77,Vila Isabel. CEP: 20551-030 Rio de Janeiro – RJ E-mail: ludqmiranda@hotmail.com

 

Resumo

A psoríase é uma doença inflamatória crônica que pode afetar a pele e as articulações. Seu tratamento varia conforme a gravidade e inclui medicamentos tópicos e sistêmicos. Dentre os últimos estão os imunobiológicos, que têm como alvo a célula T. Relatamos um caso que demonstra a estreita relação entre a psoríase, o linfoma e os imunobiológicos.

Palavras-chave: FATOR DE NECROSE TUMORAL ALFA, LINFOMA, PSORÍASE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações