Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 1




Voltar ao sumário

 

Imagens em Dermatologia

Pitiríase amiantácea: aspectos clínicos e dermatoscópicos e microscopia dos tufos capilares*

Pityriasis amiantacea: clinical-dermatoscopic features and microscopy of hair tufts


Gustavo Costa Verardino1, Luna Azulay-Abulafia2, Priscila Marques de Macedo1, Thiago Jeunon3

1Médico (a) - Pós-graduando (a) em Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Doutora em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Professora-adjunta de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE-UERJ) e da Universidade Gama Filho (UGF) e do curso de pós-graduação do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Preceptor e chefe do Departamento de Dermatopatologia do Serviço de Dermatologia do Hospital Federal de Bonsucesso (HGB) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 27.12.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 04.04.11. * Trabalho realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Verardino GC, Azulay-Abulafia L, Macedo PM, Jeunon T. Pitiríase amiantácea: aspectos clínicos e dermatoscópicos e microscopia dos tufos capilares. An Bras Dermatol. 2012;87(1):142-5.

Correspondência:
Gustavo Costa Verardino Av. 28 de Setembro, 87 - Vila Isabel CEP: 20551-030 Rio de Janeiro – RJ E-mail: gustavo_verardino@hotmail.com

 

Resumo

A pitiríase amiantácea, também chamada de pseudotínea amiantácea, é compreendida como uma síndrome clínica que acomete o couro cabeludo. Representa um padrão de reação a diversas dermatoses inflamatórias. Os autores procuram estabelecer a correlação entre características clínicas, dermatoscópicas e de microscopia ótica, através da análise do tufo de cabelos agregados pelas escamocrostas, submetido a processamento histológico.

Palavras-chave: DERMATITE SEBORRÉICA, DERMOSCOPIA, PITIRÍASE, PSORÍASE, TINHA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações