Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

27

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

27

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 1




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Concordância entre o exame micológico direto e a cultura para fungos no diagnóstico das onicomicoses dos pés*

Concordance between direct microscopy and fungical culture for the diagnostic of feet''''s onychomycosis


Paulo Ricardo Martins Souza1, Gerson Vettorato2, Giselle Martins Pinto3, Rodrigo Pereira Duquia4, Tais Guarienti Amaro5, Hiram Laranjeira de Almeira Junior 6, Juliano de Avelar Breunig7

1Doutorando em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas; preceptor dos Serviços de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) – Porto Alegre (RS), Brasil.
2Dermatologista; responsável pelo Laboratório de Micologia e chefe da Micologia do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil.
3Dermatologista, médica do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil.
4Doutor pela Universidade Católica de Pelotas; Professor de dermatologia da Universidade Federal de Pelotas – Porto Alegre (RS), Brasil.
5Técnica de enfermagem; funcionária do Laboratório de Micologia do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil.
6Doutor em Dermatologia; Professor de Dermatologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Católica de Pelotas – Pelotas (RS), Brasil.
7Doutor em Medicina - PUC Professor da UNISC - Santa Cruz do Sul (RS), Brasil.

Recebido em 15.03.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 03.03.2010. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Souza PRM, Vettorato G, Pinto GM, Duquia RP, Amaro TG, Almeida Junior HL. Concordância entre o exame micológico direto e a cultura para fungos no diagnóstico das onicomicoses dos pés. An Bras Dermatol. 2012;87(1):157-9.

Correspondência:
Paulo Ricardo Martins Souza Av. Independência, 172, sala 902 Independência 90035 070 Porto Alegre, RS E-mail: paulo@econsultas.com.br

 

Resumo

Estudo prospectivo avaliando a concordância entre os resultados do exame micológico direto e dacultura para fungos de material coletado de pacientes com suspeita clínica de onicomicose dos pés. Ocorreu concordância em 56,1% dos exames com dermatófitos, em 52,4% dos exames com outros fungos e em 90,4% dos exames negativos (0,54 de acordo com o teste kappa). Em 39,3% das onicomicoses por dermatófitos e em 31,8% das por não dermatófitos, os agentes etiológicos foram identificados somente pelo exame direto. O exame direto demonstrou maior sensibilidade, comparado ao cultural, sendo superior em 19,5% da amostra total e mantendo concordância com a cultura em 71,5% da amostra.

Palavras-chave: CULTURA, DERMATOMICOSES

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações