Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 1




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Estudo transversal e descritivo sobre a prática da automedicação tópica em serviço de dermatologia do estado de São Paulo, Brasil *

Cross-sectional descriptive study of topical self-medication in a Hospital Dermatology Department in the State of São Paulo


Emerson Henrique Padoveze1, Luiz Fernando Costa Nascimento2, Flávia Regina Ferreira3, Viviane Scarpa da Costa Neves4

1Médico estagiário de Dermatologia do Hospital Universitário de Taubaté da Universidade de Taubaté (HUT-Unitau) – Taubaté (SP), Brasil.
2Professor doutor assistente da disciplina de Pediatria da Universidade de Taubaté (Unitau) – Taubaté (SP), Brasil.
3Mestre em Ciências; professora assistente III da disciplina de Dermatologia da Universidade de Taubaté (Unitau) – Taubaté (SP), Brasil.
4Especialista em dermatologia em clínica privada – São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 20.12.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 13.03.2011. * Trabalho realizado no Hospital Universitário de Taubaté da Universidade de Taubaté (HUT-Unitau) – Taubaté (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Padoveze EH, Nascimento LFC, Ferreira FR, Neves VSC. Estudo transversal e descritivo sobre a prática da automedicação tópica em serviço de dermatologia do estado de São Paulo, Brasil. An Bras Dermatol. 2012;87(1):163-5.

Correspondência:
Emerson Henrique Padoveze Avenida Granadeiro Guimarães, 270 - Centro 12100-000 Taubaté, SP E-mail: emersonpadoveze@bol.com.br

 

Resumo

A automedicação é a forma pela qual o indivíduo ou seus responsáveis decidem, sem avaliação médica, o medicamento e a maneira como irão utilizá-lo para alívio sintomático e “cura”. O objetivo deste estudo transversal e descritivo, realizado na Dermatologia do Hospital Universitário de Taubaté, foi identificar a ocorrência da automedicação tópica no tratamento de dermatoses em indivíduos menores de 18 anos, bem como analisar a dificuldade no diagnóstico clínico nesses indivíduos. Serão apresentados 480 atendimentos com 29 casos de automedicação. A prática da automedicação, apesar de frequente em nosso meio, não demonstrou prejuízo importante aos seus usuários neste estudo.

Palavras-chave: AUTOMEDICAÇÃO, DERMATOPATIAS, PEDIATRIA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações