Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 2




Voltar ao sumário

 

Investigação

Paracoccidioidomicose de localização genital externa: relato de seis novos casos e revisão da literatura

Paracoccidioidomycosis of external genitalia: report of six new cases and review of the literature *


Silvio Alencar Marques1, Lilian Kanawa Tangoda2, Rosangela Maria Pires de Camargo3, Hamilton Ometto Stolf4, Mariangela Esther Alencar Marques5

1Professor livre-docente; chefe do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB-Unesp) – Botucatu (SP), Brasil.
2Médica de Unidade Básica de Saúde da Prefeitura Municipal de Birigui – Birigui (SP), Brasil.
3Bióloga do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB-Unesp) – Botucatu (SP), Brasil.
4Professor doutor assistente do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB-Unesp) – Botucatu (SP), Brasil.
5Professora livre-docente; chefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB-Unesp) – Botucatu (SP), Brasil.

Recebido em 10.12.2010 Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 13.03.2011 * Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB-Unesp) – Botucatu (SP), Brasil. Conflito de interesses: nenhum Suporte financeiro: nenhum Como citar este artigo: Marques SA, Tangoda LK, Camargo RMP, Stolf HO, Marques MEA. PParacoccidioidomicose de localização genital externa: relato de seis novos casos e revisão da literatura. An Bras Dermatol. 2012;87(2):235-40.

Correspondência:
Silvio Alencar Marques Departamento de Dermatologia e Radioterapia Faculdade de Medicina Distrito de Rubião Junior s/n 18618 970 Botucatu, SP E-mail: smarques@fmb.unesp.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Paracoccidioidomicose é micose sistêmica de interesse dermatológico pela freqüência de lesões tegumentares. Sua localização em genitália externa é extremamente rara e pouco descrita. OBJETIVOS: estudar a prevalência de lesões de paracoccidioidomicose de localização genital, identificar suas características clínicas e compará-las com a literatura específica. MÉTODOS: estudo descritivo, transversal, de série de casos, com inclusão de casos com lesões específicas de paracoccidioidomicose de localização genital externa, estudo das características demográficas e clínicas dos casos, confrontados com dados de revisão da literatura nas bases LILACS, SciELO e MEDLINE. RESULTADOS: foram revisados de 483 pacientes de paracoccidioidomicose diagnosticados no período de 42 anos. Seis (1,2%) pacientes apresentavam lesão específica de genitália externa. Cinco eram do sexo masculino com idade média de 47,2 anos e todos com a forma crônica multifocal da doença, O único caso do sexo feminino, de 15 anos de idade, apresentava a forma subaguda, tipo juvenil. CONCLUSÕES: o comprometimento do trato geniturinário na paracoccidioidomicose é raro e mais ainda quando se considera apenas as localizações de genitália externa. Como na paracoccidioidomicose clássica, o sexo masculino e a forma crônica da doença predominaram na amostragem estudada.

Palavras-chave: DERMATOLOGIA, GENITÁLIA, MEMBRANA MUCOSA, PARACOCCIDIOIDOMICOSE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações